Nesta sexta-feira, 13 de setembro, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, e a presidente da Associação Geoparque Algarvensis, Rosa Palma, irão assinar um protocolo de cooperação com o objetivo de promover ações conjuntas no setor do turismo. A cerimónia ocorrerá na sede do parque geológico, em Loulé, e fará parte de um programa que inclui reuniões técnicas e visitas a pontos de interesse no território do aspirante a Geoparque Algarvensis, que abrange os municípios de Loulé, Silves e Albufeira.
Estes municípios, em colaboração com a Universidade do Algarve, formam a Associação Geoparque Algarvensis, responsável pela candidatura do território ao título de Geoparque Mundial da UNESCO. O Geoparque Algarvensis, que cobre cerca de um terço do Algarve, é conhecido pelo seu rico património geológico de mais de 350 milhões de anos, anterior ao surgimento dos dinossauros. Além disso, a região oferece uma vasta riqueza natural, biodiversidade, e património arqueológico, gastronómico, cultural e social, o que reforça o seu valor como um destino turístico diversificado.
O protocolo assinado reflete o reconhecimento, por parte do Turismo do Algarve, da relevância deste património na promoção e diversificação da oferta turística na região.