O setor de turismo em Portugal está a receber sinais promissores, à medida que os principais mercados emissores, como Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, confirmam que vão viajar mais nos próximos 12 meses. Esses padrões de comportamento, que representaram cerca de 60% das estadias em Portugal no primeiro trimestre de 2023, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), fornecem uma visão antecipada do cenário que o setor hoteleiro e de lazer em Portugal enfrentará no próximo ano.
Essas são algumas das conclusões do relatório anual de hábitos e tendências de viagem “Changing Traveller Report 2023” da SiteMinder, uma plataforma de comércio hoteleiro, que se baseia numa pesquisa recente com 10.000 viajantes em 12 países. Esta pesquisa permitiu identificar as características dos viajantes cujas motivações impactarão a indústria hoteleira global no próximo ano.
O relatório sugere que o turismo em Portugal conseguiu recuperar para atingir níveis pré-pandemia, apesar dos desafios comuns de escassez de pessoal e inflação enfrentados por vários países europeus. Em julho de 2023, mais de 1,8 milhões de estrangeiros hospedaram-se em hotéis em Portugal, triplicando o número em relação ao ano anterior. Os visitantes de Espanha lideraram as chegadas em julho, seguidos pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos, que têm sido fontes notáveis de turismo para Portugal nos últimos meses.
Preferências dos viajantes por interação humana e experiências locais
Ao examinarmos esses três grupos de turistas e com base nas descobertas do “Changing Traveller Report 2023” da SiteMinder, constatamos que esses viajantes valorizam a cultura local e a interação humana. Tanto espanhóis (47%) quanto britânicos (57%) e norte-americanos (53%) preferem um processo de check-in que permita interagir com a equipa do hotel, mesmo que isso leve mais tempo. Para os viajantes espanhóis, que representaram a maioria das chegadas a Portugal em julho de 2023, essa preferência está alinhada com o desejo de desfrutar de uma experiência inesquecível (35%) e de se conectar com a cultura e a comunidade local (35%).
No futuro, o setor hoteleiro em Portugal deve continuar a diversificar e a oferecer diferentes tipos de acomodações para atender às preferências dos diversos grupos de turistas. Conforme o relatório da SiteMinder, os espanhóis preferem grandes redes de hotéis e resorts (28%), os britânicos optam por hotéis boutique e de luxo (18%) e os viajantes norte-americanos escolhem motéis ou opções mais acessíveis, que representam 26% das escolhas.
“Apesar das recentes ‘viagens de vingança’ e do desejo de viajar após a pandemia, nosso relatório indica que as viagens no próximo ano ocorrerão de forma planeada e consistente. Ao contrário dos últimos anos, agora observamos uma maior intenção de viajar internacionalmente, mesmo quando os viajantes procuram maneiras de lidar com as pressões inflacionárias, buscando ofertas e acomodações mais económicas”, afirma Trent Innes, diretor de crescimento da SiteMinder.
“Os viajantes de hoje são duradouros, digitais e conscientes, com um forte desejo de criar memórias, desde que as viagens permaneçam acessíveis. É importante que a indústria hoteleira e o setor de viagens compreendam as intenções e motivações dos viajantes de hoje para atender às suas expectativas”, acrescenta.
Essas expectativas dos viajantes internacionais em relação a Portugal também são apoiadas pelo World Hotel Index da SiteMinder, uma ferramenta que acompanha as reservas de hotéis para os próximos meses. Portugal continua a ser um dos destinos onde o turismo se recuperou mais rapidamente e em maior extensão, com uma taxa de reservas no último ano quase 20% acima da média global.






