Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

SIGA-NOS:

Turismo gasta menos de 1% dos recursos hídricos do planeta, revela WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo ( WTTC ) e o Centro Global para Turismo Sustentável, com sede na Arábia Saudita, divulgaram novos dados sobre o uso total de água do setor global de Viagens e Turismo, no âmbito da Conferência 2023 sobre a Água das Nações Unidas.

Naquele que é considerado pelo WTTC um maiores projetos de pesquisa do género, foi possível pela primeira vez, identificar “com precisão o impacto que o setor tem no meio ambiente”.

Na sede da ONU, Chris Imbsen, Diretor de Sustentabilidade do WTTC, revelou que a pegada hídrica total de Viagens e Turismo é de apenas 0,6% do uso global de água, de acordo com os números mais recentes (2021).

Em 2019, quando o setor estava no auge, a pegada hídrica total foi “apenas 50% maior, mas ainda menos de 1% do total global, em 0,9%”.

O uso de água diretamente no setor das Viagens e Turismo é significativamente menor: em 2019 era de 0,2% do total global e caiu para metade, para apenas 0,1% do total global.

De acordo com a pesquisa, grande parte do uso de água do setor é indireto, através de sua cadeia de abastecimento, com a agricultura e a produção de alimentos responsável por dois terços de toda a pegada hídrica do setor das Viagens e Turismo.

Entre 2010 e 2019, o setor de Viagens e Turismo na Europa e em África reduziu o uso direto de água. Na Europa, o uso direto de água foi reduzido em 8% e em África o uso direto de água pelo setor foi reduzido em 6%.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, disse: “Esses novos dados inovadores revelam pela primeira vez o consumo de água de nossa indústria, revelando que as viagens e o turismo usam menos de 1% da água usada globalmente e que a grande maioria desse uso vem da cadeia de abastecimento do setor”.

A pesquisa abrangeu 185 países em todas as regiões e será atualizada todos os anos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img