O número de viagens internacionais deverá crescer para 2,4 mil milhões a nível mundial até 2040, com a Arábia Saudita, a Indonésia, os Emirados Árabes Unidos e o México a ganharem destaque entre os 15 principais destinos do mundo, de acordo com um estudo apresentado no BOOST 2025.
Os dados foram explicados por Hany Abdelkawi, diretor de Vendas de Viagens e Crescimento Internacional na Google, no palco do BOOST 2025, que se realiza esta sexta-feira, dia 17, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). O especialista partilhou os resultados de um estudo elaborado pela Google e pela Deloitte sobre o futuro do setor turístico no ano de 2040.
Abdelkawi explica que o estudo descobriu “um padrão muito interessante: as viagens internacionais duplicam a cada 15 anos”. Entre 1975 a 2019, o número de chegadas internacionais em todo o mundo duplicou para quase 1,5 mil milhões de viajantes a nível global.
Devido ao aumento da frequência das viagens, prevê-se que os cinco principais mercados de origem vão expandir a sua participação de mercado para atingir 42% das saídas internacionais em 2040 (34% em 2019).
Em 2040, o Top 5 de mercados emissores deverá ser ocupado pela China no primeiro lugar, com 310 milhões de saídas internacionais, seguindo-se os Estados Unidos (260 milhões), Reino Unido (145 milhões), Índia (145 milhões) e Alemanha (140 milhões). Em relação a 2019, a Índia entrará no Top 5, enquanto a Rússia cairá para a sexta posição, com 60 milhões.
Além disto, em 2040, novos mercados deverão entrar para os 15 principais mercados emissores, nomeadamente o Paquistão, o Brasil, a Arábia Saudita, a Indonésia e o México. Já o Canadá, Roménia, Holanda, Japão e Espanha deverão sair do Top 15.
Relativamente aos cinco principais destinos, até 2040, estes deverão reduzir a sua quota de mercado para 20%, em comparação com os 30% que tinham em 2019. Espanha (110 milhões de saídas internacionais), França (105 milhões), Estados Unidos (100 milhões), e a China (90 milhões) manterão a sua posição no Top 5 de destinos em 2040. Já o México (90 milhões) subirá para o quinto lugar, substituindo a Itália (90 milhões), que cairá para a sexta posição.
Abdelkawi destacou ainda “novos hotspots” que entrarão no ranking dos 15 principais destinos do mundo daqui a 15 anos. A Arábia Saudita (80 milhões), a Indonésia (40 milhões) e os Emirados Árabes Unidos (40 milhões) ganharão destaque em 2040 e, abaixo do Top 15, os países europeus e da APAC continuarão a crescer.
No futuro, 45% dos viajantes a nível global vão concentrar-se em quatro principais grupos de destinos: Mediterrâneo, Sudeste Asiático, Novo Médio Oriente e Caraíbas. Entre 2019 e 2040, África e América serão as regiões com a maior taxa de crescimento anual prevista (4-5% CAGR), de acordo com a análise.
O especialista da Google realçou ainda a Índia como o mercado com o crescimento mais rápido em 2040, que “está a crescer para ser cinco vezes mais a procura registada em 2019” e deverá continuar esta tendência no futuro.