As reclamações no setor do Turismo aumentaram 15% no primeiro semestre do ano, relativamente a 2021, de acordo com os dados do Portal da Queixa. Os sites de reservas e as companhias aéreas lideram o maior volume de queixas (37%). Os motivos centrais de reclamação estendem-se a problemas com o reembolso de reservas e com a utilização de vouchers. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas que mais receberam reclamações.
Segundo a análise do Portal da Queixa, o número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo está a aumentar. Os consumidores portugueses registaram 2.459 reclamações no Portal da Queixa, um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2021, onde se registaram 2.136 queixas.
Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações registado este ano, estão os sites de Reservas de Viagens (38%); as Companhias Aéreas (37%); as Agências de Viagens (8%); os Sites de Reservas de Alojamento (7%) e os Aeroportos, que ocupam uma fatia de 3% no total de queixas averiguadas até junho.
É de ressalvar que, nos primeiros seis meses do ano, os Hotéis e os Aeroportos foram as subcategorias com maior variação de crescimento face ao período homólogo, 142% e 121%, respetivamente.
Os principais motivos de reclamação dizem respeito ao reembolso de reservas e utilização de vouchers, a gerar 37% das queixas recebidas contra o setor no primeiro semestre. Problemas com a alteração, confirmação ou cancelamento de reservas (23%); pagamentos e faturação (15%); problemas com bagagens (10%) e questões referentes a Atendimento/Apoio ao cliente, foram queixas reportadas por 8% dos consumidores.
No ranking das entidades com o maior número de reclamações, a análise conseguiu concluir que, lideram o topo da tabela a eDreams com 24% face ao total; de seguida a TAP com 16%; a Ryanair com 7%; o Booking a somar 4%; com a mesma percentagem de 4% cada um, está o Rumbo e a Easyjet; e com 2% está a ANA Aeroportos de Portugal, a Logitravel, a Vueling e a Tripmonster.
Ao analisar a variação face ao período homólogo, os dados do Portal da Queixa mostram que entre as entidades que registaram o maior crescimento, está a ANA Aeroportos de Portugal com mais 100% do que em 2021; a Logitravel com 91%; o Booking com 88% e a Tripmonster com mais 77% e a Easyjet com uma subida de 72%. Evidencia-se a variação negativa do Rumbo que registou -58% de reclamações este ano, em comparação a 2021.