Valência revelou o seu Plano Estratégico de Turismo 2025-2028, uma proposta que visa posicionar a cidade como referência no turismo urbano sustentável na região do Mediterrâneo. O documento foi desenvolvido com base num processo participativo envolvendo diversos agentes do setor, e define 22 desafios estratégicos e 50 medidas concretas, pensadas para garantir um crescimento equilibrado da atividade turística.
A apresentação teve lugar no Palau de Congresos, e contou com a presença de figuras-chave do setor, como a vereadora do Turismo, Inovação e Investimento, Paula Llobet, o secretário regional do Turismo, José Manuel Camarero, e o diretor da Fundação Visit València, Tono Franco. Também participaram representantes empresariais e académicos, que debateram a importância e o momento certo para lançar este plano.
“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, afirmou Paula Llobet na abertura do evento.
O plano resulta de 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho, reunindo contributos de entidades públicas, empresas, academia e representantes da sociedade civil.
“Este é um plano participativo, com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais; prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis; realista, pois adapta-se ao contexto atual da nossa cidade; e aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”, acrescentou Llobet.
Cinco eixos estratégicos para um turismo equilibrado
Durante a apresentação, o diretor da Fundación Visit València, Tono Franco, explicou os cinco eixos centrais do plano:
Sustentabilidade: com foco na acessibilidade, convivência urbana, conectividade, preservação ambiental e excelência turística.
Governança: com o reforço da liderança de Valência enquanto destino nacional e internacional, promovendo uma gestão coordenada e transversal.
Proposta de valor: através da valorização de produtos turísticos como o turismo cultural, gastronómico, musical, linguístico, familiar e desportivo.
Inovação: investindo na digitalização, análise de dados, gestão inteligente de fluxos turísticos e novas narrativas sobre a cidade.
Integração: fomentando uma experiência que beneficie simultaneamente visitantes, residentes e o território.
O plano inclui também instrumentos para monitorizar a sua implementação, com recurso a indicadores estratégicos e operacionais, reuniões de trabalho periódicas e painéis de controlo.
“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu a vereadora Paula Llobet.