A capital da Polônia, Varsóvia, foi eleita o melhor destino da Europa para 2023 pela European Best Destinations. A competição incluiu mais de 400 destinos e recebeu mais de meio milhão de votos de viajantes de 178 países. Existem, ainda, dois destinos portugueses que figuram nos 20 primeiros. Porto Santo, na Madeira, ficou classificado em 11º lugar e o Faial, nos Açores, em 13º.
Varsóvia surge em primeiro lugar porque é uma cidade que tem algo a oferecer a todos os viajantes. A European Best Destinations explica que todos turistas que visitam a cidade ficam espantados com os seus edifícios coloridos, palácios, laranjais, e locais emblemáticos. “Bela, amigável, verde, de espírito aberto, perfeita para uma city break em família, uma pausa cultural, uma experiência de compras, uma estadia romântica”, sustenta o estudo.
De acordo com a European Best Destinations, a maioria dos votos para Varsóvia foram de viajantes dos Estados Unidos, Irlanda, Áustria, Reino Unido e Austrália. A capital da Polónia recebeu 142.081 pontos.
“O vencedor deste ano é um destino que arrecadou um recorde de 142.081 votos (+66.439 votos face ao vencedor do ano passado). Também é um recorde de votos desde a criação deste concurso – o último recorde foi para o Porto e os seus 138.116 votos em 2017″, lê-se no comunicado da European Best Destinations.
Além de Varsóvia, outros 19 destinos também integraram a lista dos 20 melhores destinos europeus para 2023, nomeadamente Atenas (Grécia), Maribor (Eslovénia), Viena (Áustria), Cittadella (Itália), Essen (Alemanha), Veszprém (Hungria), Londres (Reino Unido), Grenoble Alpes (França), Mannheim (Alemanha), Porto Santo (Ilhas da Madeira), Toledo (Espanha), Faial (Açores), Rodes (Grécia), Copenhaga (Dinamarca), Tossa de Mar (Espanha), Ascona-Locarno (Suíça), Milos (Grécia), Praga (República Checa), e Sóller (Espanha).