Sábado, Maio 28, 2022
Sábado, Maio 28, 2022

SIGA-NOS:

Veneza introduz taxa de 5€ para reduzir o turismo em massa

As autoridades italianas anunciaram que irão introduzir limitações ao número de pessoas permitidas em Veneza, na tentativa de reduzir o turismo em massa na Cidade dos Canais, anuncia a Euronews.

Em 2022, os viajantes só poderão visitar a cidade depois de reservarem online os seus bilhetes de 5€ (por dia). Os bilhetes serão válidos apenas por um dia, com o objetivo de limitar o número de entradas.

“O objetivo é desestimular o turismo de um dia, o turismo de atropelamento, que chega num dia e sai no mesmo dia, causando cansaço e stress na cidade, e incentivar o turismo mais lento”, explicou Simone Venturini, vereadora do turismo.

Esta está entre uma série de medidas que as autoridades aprovaram na esperança de reduzir as 100.000 pessoas que passeiam pelos canais sinuosos e praças históricas da cidade todos os dias. O congestionamento tornou-se tão grave que o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO considerou adicionar Veneza à sua lista de patrimônios ameaçados em extinção.

O grande fluxo diário de turistas elevou o custo de vida a ponto de muitos moradores serem forçados a deixar as suas cidades natais para sobreviver. Há cinco anos, Veneza tinha 67.000 residentes permanentes. Hoje, restam apenas 50.000, escreve o The Points Guy.

A antiga cidade dos canais, dizem as autoridades, não está apenas a afundar sob o aumento do nível do mar, mas sob o peso de turistas de passagem.

500 camaras vão estar a monitorizar o fluxo de visitantes, transmitindo constantemente imagens das ruas. A polícia também poderá estabelecer a identidade das pessoas em tempo real, graças aos dados dos telemóveis.

“Se eu inserir os dados no formulário anónimo agregado, podemos ver exatamente quem são essas pessoas: 977 estrangeiros, 800 italianos, 135 residentes e 139 passageiros”, revelou Maria Teresa Maniero, vice-comandante da Polícia de Veneza.

No entanto, o sistema também está configurado para permitir que os moradores locais se movimentem livremente.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img