Com o acordo de fusão entre o grupo Viagens El Corte Inglés e a Logitravel, anunciado no ano passado, Ricardo Cardia assumiu as funções de managing director do grupo para Portugal. Com 20 anos de experiência no setor da distribuição, o profissional era até aqui diretor de produto da Smytravel, operador turístico online especializado em distribuição B2B do grupo Logitravel.
Há três meses no cargo, Ricardo Cardia explica, em entrevista ao TNews, que a estratégia do grupo passa por uma aposta cada vez maior no produto, através da disponibilização de ferramentas às agências, e revela alguns projetos já em desenvolvimento, como a criação de novas lojas.
“O objetivo do grupo é manter toda a distribuição física, mas também aumentar consideravelmente o nosso posicionamento online”, começa por dizer o responsável. A fusão do grupo Viagens El Corte Inglés com a Logitravel permite pensar na criação de sinergias dentro do grupo através da partilha de ferramentas. “A ideia é, por um lado, tornar a empresa na distribuição tradicional cada vez mais forte, com um estratégia muito centrada no produto, que conseguimos migrar do grupo Logitravel e, por outro lado, dar-lhe uma componente mais digital, através das ferramentas que existem na Logitravel e dotar a Viagens El Corte Inglés com este tipo de ferramentas, tais como package dinâmico, consolidadores de aviação e as ferramentas B2B que são utilizadas na Smytravel”, explica.
Atualmente, o grupo Viagens El Corte Inglés têm 12 lojas e dois B.T.C (Corporate) em Portugal, resultado de uma reestruturação da rede, como explica Ricardo Cardia: “Tínhamos aquilo que chamamos de lojas mistas e alterámos para lojas de vendas de viagens de lazer. Por sua vez, criámos um B.T.C em Lisboa e outro no Porto, onde temos todo o universo do negócio corporate. O departamento de grupos e MICE está centralizado em Lisboa”, explica.
Pop-up stores em centros comerciais
O objetivo da Viagens El Corte Inglés é crescer em número de lojas. Para isso, desenvolveram um novo conceito de pop-up stores, que já estão a funcionar em seis centros comerciais: CascaiShopping, em Cascais, CoimbraShopping, em Coimbra, GuimarãesShopping, em Guimarães, Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, Via Catarina Shopping, no Porto, e Arena Shopping, em Torres Vedras. As pop-up stores vão funcionar durante os próximos três meses e apostar na venda de campanhas específicas do grupo, como a que já foi lançada – “O melhor do Algarve”.
As pop-up stores tem como finalidade a venda de viagens, mas não só. Segundo o responsável, permitirão avaliar a possibilidade de abrirem lojas nos centros comerciais referidos e, ainda, captar talento, que é algo que, “neste momento, nos preocupa”.
Paralelamente, estão a ser desenvolvidas duas Vip Stores em Lisboa e no Porto. Ricardo Cardia explica as razões da criação deste modelo. “Temos uma componente de corporate e, todo este universo tem um tipo de cliente que compra também lazer e que necessita de um tipo de acompanhamento completamente diferente”, afirma. “Vamos dotá-las de uma decoração mais específica, com atendimento só por marcação, com produto muito específico e ofertas muito diferenciadas daquilo que está na rede”, refere.
Dentro do universo do grupo existe já a marca Utópica, para o segmento de luxo, cuja abertura ocorreu no início do ano, com a loja “L’Atelier”, em Madrid. “O que vamos tentar fazer com estas VIP Stores é apostar na franja de mercado que gasta entre os 5 e os 20 mil euros por pessoa, oferecendo outro tipo de serviços a estes clientes”, conta. O prazo estimado para a abertura destas duas lojas é o início de julho, mas “o conceito e o staff já estão identificados”. Quanto às localizações, no Porto está previsto que resulte da transformação de uma loja do grupo já existente, enquanto que, em Lisboa, a abertura será dentro do centro comercial do El Corte Inglés, na Av. António Augusto de Aguiar.
Uma das novidades para o verão é também a mudança de designação das lojas no centro comercial do El Corte Inglés em Lisboa e em Gaia, para The Travel Experience Store. “Vamos ter um pequeno corner onde os nossos parceiros vão poder, pontualmente, apresentar os seus serviços. Por exemplo, uma empresa de cruzeiros, que queira apresentar um novo barco ou itinerário, terá a oportunidade de, durante um período de dias, apresentar essa novidade na nossa loja”, explica.
Perspetivas para 2022
Questionado sobre a possibilidade de, em 2022, o grupo alcançar os números de 2019, Ricardo Cardia mostra-se confiante: “Estamos a entrar em dois meses chave da nossa operação este ano. Se tudo se mantiver como agora, chegaremos aos números de 2019. Não será fácil, mas acredito que sim”, afirma. No entanto, o responsável sublinha que a área corporate, que tem um peso importante no negócio da Viagens El Corte Inglés, “tem de se reativar rapidamente para conseguirmos chegar aos resultados”. “Sabemos que o segmento que está a reagir mais rápido é o lazer e é nesse segmento que estamos a fazer mais esforços, mas só iremos conseguir chegar aos números de 2019 se a recuperação da parte corporate existir”.
A Viagens El Corte Inglés lançou recentemente a campanha “O Melhor do Algarve”. Sobre esta campanha, Ricardo Cardia destaca que o objetivo não é oferecer preço, mas “um conjunto de serviços complementares à estadia e exclusivos ao El Corte Inglés”.
O managing director acredita que, este ano, as vendas serão concentradas nos destinos nacionais, mas também “nas viagens de médio curso terão um grande impacto”, uma vez que o preço e a ocupação do Algarve podem subir, em virtude de um aumento dos mercados internacionais para o destino.
A Viagens El Corte Inglés vai também apostar em Espanha com o lançamento de uma campanha nos próximos dias. “Somos o número na Península Ibérica, não faz sentido qualquer português comprar o destino Espanha a outras agências. A melhor contratação é nossa, somos a marca mais forte. É um posicionamento que queremos alcançar”.