Domingo, Novembro 16, 2025
Domingo, Novembro 16, 2025

SIGA-NOS:

Viagens na Ásia-Pacífico ganham impulso graças ao aumento da conectividade e à facilidade de vistos

-PUB-spot_img

Durante a Cimeira Anual da PATA 2024, em Macau, o diretor de inteligência e marketing da ForwardKeys, Olivier Ponti, sublinhou o papel fundamental do aumento da conectividade de voos, estratégias de marketing inovadoras e requisitos de visto mais flexíveis como as principais tendências de viagens na Ásia-Pacífico.

Relativamente à recuperação constante da conetividade dos voos da Ásia-Pacífico, o responsável afirmou que, além de ter enfrentado desafios significativos, este fator está a recuperar rapidamente. A partir do primeiro trimestre de 2024, a recuperação da capacidade de assentos da região está apenas 13% abaixo dos níveis de 2019. Em particular, a Ásia-Pacífico ultrapassou o crescimento da capacidade global de lugares, registando um aumento de sete pontos percentuais em comparação com a média global de três pontos percentuais, entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.

Redução das tarifas aéreas num contexto de procura crescente: À medida que a capacidade de assentos se recupera gradualmente, as tarifas aéreas têm mostrado uma tendência consistente de queda desde 2023, apesar de permanecerem mais altas que os níveis de 2019, devido à capacidade limitada e à forte procura. Esta tendência foi particularmente evidente durante eventos significativos, como o Ano Novo Chinês e grandes concertos em Singapura. Por exemplo, o concerto da Taylor Swift, em Singapura, no início de março, levou a um aumento de 17% nas viagens do Sudeste Asiático, contrastando com um declínio de 27% no resto do mês.

Facilidade de vistos atrai viajantes chineses: As viagens chinesas para o exterior durante o recente feriado do Dia do Trabalhador indicam uma diminuição de apenas 16% em comparação com os níveis registados em 2019. A flexibilização das políticas de vistos aumentou significativamente as viagens chinesas para vários destinos. Os dados revelaram um aumento de 212% nas viagens da China para o Cazaquistão, com aumentos notáveis para Singapura, Azerbaijão, Malásia e Maldivas. No entanto, a recuperação mais lenta da Tailândia é atribuída às atuais preocupações com a segurança.

Fonte: ForwardKeys

Estratégias de marketing inovadoras estimulam a procura: As promoções da Air Macau durante a pandemia, como os bilhetes “compre um, leve dois”, atraíram com sucesso os casais da China continental e continuam a fazê-lo após a pandemia. A sua nova oferta “Travel Pass”, para viagens acessíveis de cidades específicas para Macau, aumentou ainda mais as reservas de casais em quatro pontos percentuais em comparação com os níveis de 2019.

Uma perspetiva positiva para as viagens no verão de 2024: As perspetivas de viagem para a região da Ásia-Pacífico continuam a ser positivas, embora a recuperação ainda esteja em curso. No passado dia 27 de abril, as reservas de viagens de verão para a APAC diminuíram apenas 12% em relação aos níveis de 2019. Em contrapartida, as viagens para a Europa e as Américas recuperaram totalmente, e as viagens para África e Médio Oriente diminuíram 5%.

Com base nestas tendências, o diretor executivo da PATA, Noor Ahmad Hamid, comentou que o setor das viagens “pode atrair eficazmente o turismo, aproveitando o poder da facilitação de vistos, do marketing estratégico e da promoção de grandes eventos. Estes elementos são cruciais para impulsionar a recuperação e o crescimento do turismo na região da Ásia-Pacífico”.

“Os nossos dados evidenciam uma trajetória de recuperação robusta na região da Ásia-Pacífico. O aumento de sete pontos percentuais na capacidade de assentos do quarto trimestre de 2023 ao primeiro trimestre de 2024 e o declínio percetível nas tarifas aéreas, impulsionado por esforços de marketing estratégico, ressaltam a resiliência e adaptabilidade da região”, concluiu.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img