Segunda-feira, Julho 22, 2024
Segunda-feira, Julho 22, 2024

SIGA-NOS:

Viajantes reservam com maior antecedência e ficam mais tempo em Portugal, indica estudo

-PUB-spot_img

Os viajantes estão a planear as suas estadias em Portugal com maior antecedência e a prolongar as suas visitas, revelou um relatório recente da SiteMinder sobre as Tendências de Reservas de Hotéis. Analisando mais de 115 milhões de reservas de hotéis, a SiteMinder, uma plataforma de software para hotéis, destacou várias mudanças significativas no comportamento dos viajantes em Portugal.

Um número recorde de viagens internacionais resultou numa antecipação das reservas por parte dos viajantes do Reino Unido, EUA e França, que reservaram aproximadamente uma semana mais cedo do que no ano anterior, numa tentativa de garantir as melhores ofertas. Em Portugal, o período médio entre a reserva e o check-in foi de 46 dias, representando um aumento de 10 dias em comparação com a média global e cinco dias a mais do que em Espanha.

Além disso, ao lado do México, Portugal registou um aumento nas estadias prolongadas em hotéis a nível global, com cerca de 30% dos viajantes a optarem por estadias de três dias ou mais.

Comparativamente ao resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal apresentou uma variação menor durante a semana, com uma diferença de apenas €15 entre estadias de sexta e domingo à noite. Além disso, embora a sazonalidade tenha diminuído ligeiramente em 2023, Portugal continua a ser um dos mercados mais sazonais da Europa, com um pico de “check-ins” durante o mês de agosto.

No que diz respeito aos preços de alojamento, houve um aumento no início de 2023, seguido de uma estabilização no segundo semestre do ano. Os cancelamentos para propriedades locais diminuíram ligeiramente em comparação com os níveis de 2019, alinhando-se com a média global de 20%.

Trent Innes, diretor de crescimento da SiteMinder, sublinhou a importância dos hoteleiros adaptarem-se a essas mudanças no comportamento dos viajantes. “O viajante de hoje não é o mesmo que era há anos atrás,” afirma Innes. “Sabemos, através dos nossos dados, que os viajantes estão a reservar com mais antecedência do que antes. Também sabemos que, em comparação com o resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal variou menos durante a semana, com uma pequena diferença de €15 entre uma estadia de sexta e de domingo à noite. Portanto, existe uma clara oportunidade para os hotéis portugueses aplicarem práticas de gestão de receita mais dinâmicas que lhes permitam definir os preços dos quartos de acordo com as exigências constantes da procura”, acrescenta.

Em Portugal, no ano de 2023, foram identificadas as 12 principais fontes de reserva para hotéis, com base na receita bruta de todos os utilizadores da plataforma da SiteMinder. Entre estas fontes, destacam-se a Booking.com, que ocupa o primeiro lugar, seguida pelos websites dos hotéis para reservas diretas, o Expedia Group, Hotelbeds, Jet2holidays, OTS Globe, os Global distribution systems, World 2 Meet, Agoda, Abreu Online, Traveltino e Portimar.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img