O Wyndham Grand Algarve, anfitrião da 2.ª edição do TNews MICE Event, está a consolidar-se como uma das principais referências no segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos no Algarve.
Em entrevista ao TNews, Ana Camões, diretora comercial do hotel, explica que a aposta começou com uma profunda remodelação durante a pandemia. “Com a mudança de gestão o hotel mudou de nome e passou a operar como Wyndham Grand Algarve, com categoria de hotel de 5 estrelas. Esta mudança incluiu um investimento de 5 milhões de euros para renovação de todas as suites, ginásio, spa e áreas públicas do hotel”, explica.

O investimento estendeu-se também à gastronomia. “Nasceu um novo bar e um novo restaurante que mais tarde foi renovado para o que é hoje o XXL Quinta do Lago”, recorda. Já em 2022, o centro de conferências foi alvo de uma remodelação adicional de 500 mil euros para responder às exigências do segmento MICE com salas modernas, multifuncionais e uma forte aposta no conforto.
Em 2023, o foco passou para o capital humano: “Foi feito um investimento desta vez no capital humano, com profissionais experientes e novos talentos que vieram completar o hotel com o serviço personalizado e de excelência pelo qual hoje somos reconhecidos.”
Hoje, o Wyndham Grand Algarve é único na Quinta do Lago: “O Wyndham Grand Algarve é o único hotel de 5 estrelas na Quinta do Lago composto apenas por suites, com destaque para o serviço de excelência personalizado. O hotel distingue-se por providenciar um serviço de proximidade com experiências autênticas, integradas com o meio envolvente — a Quinta do Lago e o Parque Natural da Ria Formosa — tornando-se num refúgio perfeito para férias em família, casais, golfe e eventos únicos.”
A estratégia para o segmento MICE tem dado frutos: “O investimento feito nos últimos anos no Centro de Conferências e nos serviços de Comidas e Bebidas tem por base um plano comercial que está em curso, para aumentar a receita no segmento MICE, que neste momento já representa cerca de 15% da faturação anual do hotel.”

Além de reuniões e incentivos, o hotel acolhe também grupos desportivos: “O Wyndham Grand Algarve, por estar aberto todo o ano e pela sua localização, tem possibilidade de receber todo o tipo de eventos. Apostámos nos últimos dois anos nos mercados corporate local e em grupos desportivos e os resultados estão à vista. Hoje somos reconhecidos localmente como hotel preferencial para reuniões corporate e internacionalmente para torneios e grupos de golfe, bem como para equipas desportivas.”
O próximo objetivo para o segmento MICE é “passarmos a estar no top 5 do Algarve, também para eventos corporativos e incentivos”, aponta a responsável.
A localização e as infraestruturas são trunfos adicionais: “O centro de conferências apresenta cinco salas modernas e multifuncionais com possibilidades infinitas para receber todo o tipo de eventos. O Wyndham Grand Algarve está no coração do exclusivo resort Quinta do Lago onde existem alguns dos melhores restaurantes do Algarve preparados para todo o tipo de eventos. Está rodeado por campos de golfe, pelo Parque Natural da Ria Formosa e próximo de algumas das melhores praias de areia branca que o Algarve tem para oferecer.”


Fora da época alta, o Algarve é, segundo Ana Camões, uma oportunidade ainda por explorar: “Eu considero o Algarve no inverno como um tesouro escondido para o setor MICE. Com um clima ameno, uma costa deslumbrante, gastronomia rica e hotéis com qualidade e serviço de topo, a região algarvia oferece possibilidades infinitas para a realização de eventos corporativos memoráveis ao longo de todo o ano.”
A aposta em mercados emissores também está bem definida: “O Algarve, e principalmente a Quinta do Lago, é tradicionalmente um destino de eleição para o mercado do Reino Unido e, naturalmente, o investimento nos próximos anos será para continuar a promover o hotel junto deste mercado. Temos feito nos últimos anos um investimento em promoção para o mercado nacional com resultados positivos. Através de presenças em Feiras e Fóruns de MICE, vamos mantendo a nossa presença nos mercados americano, francês e alemão com o foco em eventos corporate e incentivos.”
Em matéria de responsabilidade social e ambiental, o Wyndham Grand Algarve orgulha-se das suas iniciativas. “O Wyndham Grand Algarve tem em vigor uma política de responsabilidade ambiental e social, que inclui diversas iniciativas para minimizar impactos ambientais e envolver a equipa em ações locais. Destaco o torneio de golfe solidário The Grand Cup, que já vai na terceira edição, e o nosso Grand Gratifying Gestures, em que por cada dia em que o hóspede abdique da limpeza diária da suite, o hotel doa 5€ a uma das quatro associações locais selecionadas.”
A sustentabilidade continua a ser prioridade: “Como parte do nosso compromisso, o hotel mantém em 2025 os certificados Green Key, Biosphere e Wyndham Green.”
Receber o TNews MICE Event, entre os 8 a 10 de dezembro de 2025, é, por isso, mais um passo na consolidação deste posicionamento. “É com enorme entusiasmo que o Wyndham Grand Algarve recebe a 2.ª edição do evento TNews MICE Event. Trata-se de uma parceria estratégica na promoção do segmento MICE. Teremos uma oportunidade única para promover o hotel e os seus serviços a profissionais do setor e deixar na sua memória uma experiência incrível no Algarve. Para além disso, a escolha da data não foi por acaso e vem cimentar a ideia de que o Algarve tem muito mais para oferecer durante todo o ano.”
A mensagem final da diretora comercial é clara: “O vosso próximo evento merece um venue além do habitual. No Wyndham Grand Algarve os eventos são uma combinação única de qualidade, sofisticação e profissionalismo. Escolham além do comum e encontrarão um hotel que faz a diferença no vosso evento”.







