Antes da pandemia, os viajantes recorriam a sites de avaliação para descobrir onde poderiam encontrar o melhor brunch, as camas de hotel mais confortáveis ou o melhor pequeno-almoço.
Hoje em dia, devido à covid-19, as questões são um pouco mais sérias. Sites populares de comentários e reservas de viagens foram adaptados, adicionando informações sobre a covid-19 para que os usuários possam tomar decisões com base em medidas de segurança, bem como no feedback de outros clientes. O jornal Washington Post descreve como quatro sites – Google, Tripadvisor, Yelp e Expedia – se adaptaram a esta nova realidade.
Ao pesquisar voos e hotéis no motor de busca, o Google incluirá informações sobre avisos ou restrições sobre o destino. Os resultados também mostrarão a percentagem de voos em operação e os hotéis que possuem disponibilidade. Desde o início deste ano, os avisos de viagem que aparecem durante o processo de pesquisa também incluem requisitos de imunização para um destino e permitem que os usuários optem por atualizações se as orientações de viagem mudarem.
No Google Maps, além de obter direções e encontrar empresas numa área, a ferramenta “camada secreta” fornece informações sobre os casos de covid-19 na área.
Tripadvisor
As ferramentas “Travel Safe” da empresa foram lançadas em junho de 2020 para permitir que os proprietários de hotéis e restaurantes partilhem suas medidas de segurança, incluindo requisitos de uso de máscara e distanciamento social. Os consumidores podem usar um filtro de pesquisa para encontrar empresas que incluam essas precauções.
“À medida que as restrições às viagens diminuem, as empresas de hospitalidade devem reconhecer as expetativas em mudança dos consumidores em relação à segurança e limpeza”, disse a diretora comercial Kanika Soni num comunicado no ano passado. “É por isso que o Travel Safe será uma ferramenta tão vital. Fornecerá aos consumidores as informações e garantias de que precisam quando viajam, enquanto permite que as empresas construam confiança, destacando as medidas concretas que estão a tomar para manter seus clientes seguros. ”
Uma novidade este ano é as empresas também podem incluir se os seus funcionários estão totalmente vacinados, se a prova de vacinação é necessária para os hóspedes e se as máscaras são necessárias para os clientes que não foram totalmente vacinados.
Expedia
O “Covid-19 Travel Advisor” do site de reservas permite que os viajantes entrem no local de partida e para onde desejam ir, bem como seu status de vacinação, para descobrir as restrições e avisos relevantes para a viagem.
O site também inclui um hub com listas de verificação, diretrizes e o que esperar durante todos os tipos de viagens – bem como maneiras de alterar ou cancelar reservas ou rastrear um reembolso.
A Expedia diz que milhares de hotéis enviaram informações sobre seus procedimentos de limpeza e segurança, bem como detalhes sobre quais amenidades ou serviços podem ter mudado por causa da pandemia. As pessoas que procuram hotéis podem usar um filtro para localizar aqueles que listam processos de “limpeza aprimorada”.
Ao pesquisar voos, os usuários também podem comparar as práticas de limpeza e segurança para voos e companhias aéreas específicas.
Yelp
Nas páginas do Yelp, os usuários podem procurar nas seções “amenities and more” para encontrar medidas de segurança, como requisitos de máscara ou vacinas para funcionários ou clientes. Os clientes também podem filtrar as suas pesquisas por comprovativo de exigência de vacinação e equipa totalmente vacinada. Mais de 70.000 empresas adicionaram esses atributos às suas páginas do Yelp nos Estados Unidos e Canadá.
As pessoas que desejam comer fora – mas não necessariamente num ambiente interno lotado – também podem verificar se os restaurantes têm lugares cobertos ou aquecidos ao ar livre, jantares privativos ou take away. A opção de lista de espera do Yelp permite que as pessoas entrem numa lista virtual e esperem remotamente com atualizações em tempo real sobre quando a sua mesa estará pronta.