O novo relatório do YouGov, uma empresa de pesquisas de mercado, avalia as marcas e destinos que conseguiram destacar-se e ressoar poderosamente com os consumidores no último ano, em diferentes mercados mundiais, entre eles o mercado francês, britânico e alemão.
Usando dados do YouGov BrandIndexm, que mede as perceções do consumidor em relação às marcas diariamente, determinaram um ranking para marcas de viagem, com base na pontuação média da impressão (positiva ou negativa) de cada marca ao longo do último ano.
Reino Unido

A cadeia Premier Inn lidera nas principais marcas de viagens no Reino Unido, com uma pontuação média de impressão líquida de 39,9. A rede hoteleira subiu as suas vendas no terceiro trimestre para 3,1% nos hotéis do Reino Unido.
A companhia aérea British Airways (BA) ficou em segundo lugar do ranking. As duas únicas outras companhias aéreas a fazerem parte do ranking este ano são a Emirates (27,4) e a Virgin Atlantic (24,1).
O Aeroporto de Londres Heathrow (LHR) ocupa o oitavo lugar da lista, com uma pontuação de impressão de 22,7. O aeroporto anunciou uma iniciativa de uma década – Heathrow 2.0 Connecting People and Planet – para se concentrar na aviação sustentável e em garantir que o aeroporto seja um ótimo lugar para trabalhar.
Três cadeias de hotéis conquistam um lugar entre os 10 primeiros deste ano, com Hilton e Marriott a juntar-se ao Premier Inn. A Hilton foi recentemente reconhecida como um dos melhores locais de trabalho do mundo pela Fortune, ocupando o terceiro lugar na lista e a única empresa de hospitalidade a receber a honra.
Três agências de viagens entram no ranking deste ano, lideradas pela Booking.com (26,4) em quinto lugar e TUI (20,9) e Tripadvisor (20,5) em nono e décimo, respetivamente.
Principais destinos para os viajantes britânicos em 2022

Quanto aos lugares que ressoam mais fortemente com os consumidores britânicos, os dados sugerem um forte apetite por viagens ao exterior, para outros países europeus.
A Itália está no topo da lista, obtendo um aumento na impressão de +3,5 pontos em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Espanha é, de longe, a maior melhoria deste ano, registando um salto na pontuação (+6,8 pontos) quase o dobro da segunda melhor melhoria, a Dinamarca (+3,9 pontos).
Portugal também está na lista, ficando em quinto lugar no top 10 de destinos de férias dos britânicos para 2022.
O Canadá, que liderou o ranking no ano passado, caiu 6,4 pontos, mas ainda consegue ocupar o terceiro lugar no ranking de destinos deste ano. Com exceção do Canadá, todos os outros destinos entre os dez primeiros são europeus.
França

Quanto às marcas de viagens preferidas em França, o Gîtes de France vem em primeiro lugar da lista, com uma pontuação de impressão de 30,8. A marca francesa é seguida pela Booking.com (30,2), depois pela Centre Parcs (grupo Pierre&Vacances).
Há três marcas do grupo Accor no top 10: Mercure (22,6), Ibis (20,1) e Novotel (20,0).
Quanto às residências e clubes de férias, também estão representados, com Pierre & Vacances (22,1) e Club Med (20,0). O Airbnb, a empresa líder mundial em reservas de alojamento, cai para sexto lugar, com uma pontuação de 21,6.
As marcas de alojamento são particularmente bem percebidas pelos franceses, observa o YouGov. Por outro lado, nenhuma companhia aérea está no top 10 em 2021. As agências de viagens, online e offline, também se destacam pela ausência no ranking.
Principais destinos para os viajantes franceses em 2022

Assim como os alemães, os franceses têm uma alta consideração pelo seu próprio país como um destino turístico, com apenas Itália, Espanha e Portugal a ultrapassar França na lista, em quarto lugar. A Itália saltou significativamente na pontuação de impressão de 2021 a 2022.
O Canadá, lar de francófonos, tem um bom desempenho em 2021 e 2022, mas é também o
destino com a maior queda na pontuação ano após ano.
Alemanha

A Alemanha tem, em primeiro lugar, a companhia aérea nacional. Contudo, ao contrário de outros mercados, há apenas um pequeno intervalo entre a Lufthansa e a Booking.com, que está em segundo lugar. Outra das transportadoras na lista é a ICE, o sistema de comboios de alta velocidade.
Há várias redes hoteleiras na lista, como a Hilton, Holiday Inn, Steigenberger e Best Western. A agência de viagens TUI encontra-se em grande destaque, em terceiro lugar.
Principais destinos para os viajantes alemães em 2022

Os alemães gostam dos destinos europeus, por esse motivo nenhum dos 10 destinos de eleição dos alemães são fora do continente. Tal como os franceses, também têm uma grande estima pelo seu próprio país como destino turístico, por isso, a Alemanha aparece como o destino de eleição. Porém, as vizinhas Áustria e Itália também estão bem posicionadas, em terceiro e segundo lugar. O Reino Unido não consta na lista, possivelmente como resultado do Brexit.
Ao contrário da França e do Reino Unido, Portugal não figura no top 10 dos destinos de férias dos alemães para 2022.