A Associação Turismo de Lisboa lançou uma campanha digital que celebra a capital portuguesa através do olhar divertido e crítico de uma figura bem conhecida do público: Zé Manel Taxista, personagem interpretada por Maria Rueff.
Intitulada “Lisboa, ReclAMO-TE”, a campanha estreou esta terça-feira, dia 23 de abril, no YouTube e nas redes sociais. A iniciativa convida os lisboetas a redescobrirem a cidade, aproveitando a sua luz única, os monumentos icónicos e os espaços mais emblemáticos, com um toque de sátira e nostalgia.
Composta por cinco episódios, a campanha junta Zé Manel a seis figuras públicas — Carla Andrino, João Baião, Sofia Arruda, Vasco Pereira Coutinho, Irma e Cláudio de Castro — que, ao longo das viagens de táxi, partilham histórias e descobrem o impacto positivo do turismo na cidade, visível em obras de reabilitação, eventos culturais, melhorias nos transportes, jardins e outros locais públicos.
Entre queixas bem-humoradas sobre o turismo em massa e declarações de amor à cidade, a campanha pretende lembrar que Lisboa é, acima de tudo, uma cidade feita para ser vivida pelos seus habitantes. Ao brincar com o conceito de “turista”, “Lisboa, ReclAMO-TE” alarga o convite também aos residentes, celebrando o orgulho lisboeta com criatividade e talento nacional.
A ação foi criada pela agência Burson e está disponível no Instagram, YouTube e canais institucionais da Associação Turismo de Lisboa.