As companhias de navegação estão constantemente a encomendar novos navios de cruzeiro para satisfazer a procura de viagens nestes navios. Prevê-se que, até 2024, sejam entregues 12 navios deste tipo, como confirmou ao Hosteltur o diretor da CLIA Espanha, Alfredo Serrano, que sublinhou que metade deles já utiliza combustível sustentável, o GNL.
“Há alguns anos, já existia uma carteira de pedidos para estaleiros que se manteve, os navios foram entregues, mesmo durante a pandemia. Dentro dessa carteira de pedidos, os dois anos mais fortes para entregas são 2023 e 2024. Portanto, em 2024, veremos navios muito novos a navegar, alguns pela primeira vez. Alguns navios também serão reformados, mas, em termos gerais, o setor vai crescer”, afirmou Alfredo Serrano.
Por outro lado, o porta-voz da associação de cruzeiros também afirmou que “os navios que estão a ser construídos são ou maiores ou muito menores, o que se está a perder é o meio termo”. Isto deve-se ao facto de que “agora estão a ser oferecidas dois tipos de experiência, uma mais semelhante a um parque temático, com múltiplos estímulos para o passageiro a bordo”, esclareceu.
Navios maiores ou menores
Quanto à outra fórmula, Alfredo Serrano explicou que “o segmento de navios mais pequenos, com uma experiência mais íntima para os clientes, que podem ir a portos mais pequenos, é o que está realmente a crescer. Também os cruzeiros de expedição, que vão para destinos que não poderiam ser visitados de outra forma; o Ártico ou a Antártida são os casos mais claros”, destacou.
As principais companhias de navegação vão acrescentar novos navios de cruzeiro às suas frotas em 2024: Royal Caribbean, Adora, TUI Cruises, Cunard Line, Princess, Disney, Virgin Voyages, Explora Journeys, etc.
No que diz respeito aos navios de cruzeiro que se juntarão às frotas em 2024, é de salientar que seis deles serão movidos a GNL: Disney Treasure, Sun Princess, Ilma, Utopia of the Seas, Silver Ray e Mein Schiff 7. No total, sete ultrapassam os 2.500 lugares: Disney Treasure, Brilliant Lady, Mein Schiff 7, Queen Anne, Sun Princess, Utopia of the Seas e um navio Adora ainda não batizado. Apenas um será um navio de expedição: o Janssonius.
12 novos cruzeiros entrarão em serviço em 2024
- (Navio sem nome), Adora
- Queen Anne, Cunard
- Disney Treasure, Disney
- Explora II, Explora Journeys
- Janssonius, Oceanwide
- Sun Princess, Princess Cruises
- Ilma, Ritz-Carlton
- Utopia of the Seas, Royal Caribbean
- Silver Ray, Silversea
- Mein Schiff 7, TUI Cruises
- Viking Vela, Viking Ocean
- Brilliant Lady, Virgin Voyages