Uma nova pesquisa da Associação Britânica de Agências de Viagens (ABTA), mostra que a procura por férias no exterior dos britânicos voltou aos níveis pré-pandémicos. Os dados são revelados um ano depois do Reino Unido ter suspendido as restrições de viagem relacionadas com a pandemia.
Os números da ABTA mostram que 62% dos cidadãos fizeram férias no exterior desde o levantamento das restrições. Os novos dados também mostram que a procura por viagens agora está de volta aos níveis pré-pandémicos e “é uma grande recuperação dos mínimos de 16% em 2021, quando as viagens eram mais restritas por causa das medidas para controlar a pandemia”, considera a associação.
“Muitas dos operadores turísticos e agentes de viagens membros da ABTA estão a reportar recordes de vendas desde o início do ano. Os dados mais recentes da ABTA mostram que dois terços (65%) das pessoas planeiam passar férias no exterior nos próximos 12 meses”. Essa procura “dinâmica tende a crescer ainda mais”, conclui a ABTA, porque mais de um terço (37%) das pessoas já reservaram pelo menos um momento de férias.
A ABTA diz “que houve um ‘fator de liberdade’ impulsionando o retorno das viagens, o que talvez explique por que, apesar dos desafios do custo de vida, as pessoas ainda desejam reservar uma viagem ao exterior”. A nova pesquisa da ABTA sugere que, para a maioria das pessoas, as férias são o item ‘não essencial’ que desejam priorizar este ano, com 54% a afirmar que reduzirá outros custos não essenciais para que possam pagar as férias.
Mark Tanzer, presidente-executivo da ABTA disse: “Que diferença um ano faz. Um dos setores mais afetados pela pandemia está de volta, e em grande estilo, com a procura por viagens atingindo níveis pré-pandémicos. Tanto a nossa pesquisa como outros relatórios mostram que as férias continuam a ser uma prioridade de gastos para o próximo ano, apesar do atual aperto nas finanças. No geral, as pessoas preferem adaptar os seus planos de viagem em vez de descartá-los totalmente, principalmente optando por tudo incluído, reserva antecipada ou férias fora dos períodos de maior movimento”.






