Sábado, Março 22, 2025
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7 tendências a ter em conta nas viagens de negócios em 2025

Prevê-se que as despesas globais com viagens de negócios atinjam 1,64 biliões de dólares em 2025, contra 1,48 biliões de dólares no ano passado, de acordo com a Global Business Travel Association (GBTA).

À medida que o setor cresce, a forma como os funcionários viajam – e como as empresas gerem essas viagens – também continua a evoluir. A par disso, a Amadeus Cytric, juntamente com a Globetrender, revelou as sete tendências que vão moldar as viagens de negócios em 2025.

IA com recurso a agentes está a transformar a forma como as empresas gerem as viagens e as despesas

A próxima vaga de IA fará com que a tecnologia passe da assistência passiva para a funcionalidade proativa, com agentes baseados em IA em segundo plano, permitindo que os viajantes, gestores de viagens, agentes de viagens e equipas financeiras se concentrem em tarefas mais valiosas. Nos últimos dois anos, a IA generativa centrou-se na prestação de assistência e apoio; a partir de 2025, a próxima fase será definida pela “funcionalidade proativa”.

Segundo os especialistas, em vez de se limitar a responder aos pedidos, a IA generativa antecipará de forma autónoma as necessidades dos viajantes, ajudando-os a remarcar voos em tempo real, a otimizar itinerários com base em alterações de horários e a ajudar os gestores de viagens a negociar tarifas de hotel, bem como a criar, auditar e aprovar relatórios de despesas.

Reuniões em movimento estão a ganhar terreno para responder às necessidades dos profissionais modernos

Desde a definição de estratégias com colegas durante os voos até à realização de cimeiras em carruagens de comboio com reserva privada, as viagens estão a tornar-se uma oportunidade de colaboração entre os viajantes de negócios. Agora que os modelos de trabalho híbridos são a norma, o conceito de reuniões em movimento está a emergir como uma “tendência fundamental”.

Esta abordagem significa que os viajantes de negócios podem tirar partido das oportunidades de interações informais e reais para estabelecer contactos e partilhar ideias.

Pacotes feitos à medida estão a mudar a forma como as companhias aéreas interagem com os viajantes

A tecnologia New Distribution Capability (NDC) permite que as companhias aéreas e as empresas criem em conjunto pacotes de tarifas aéreas que se enquadram nas políticas de viagens das empresas.

Ou seja, o agente pode reservar um voo em que todos os pormenores, desde o acesso ao lounge ao WiFi a bordo, estão incluídos num pacote personalizado, poupando desta forma tempo e dinheiro. Este novo nível de personalização está atualmente a remodelar a forma como as companhias aéreas interagem com os viajantes e como as empresas gerem as viagens de negócios.

A nova geração de viajantes está a impulsionar a procura de experiências de viagens de negócios mais personalizadas e flexíveis

Até 2025, a Geração Z representou mais de um quarto da força de trabalho global, impulsionando uma mudança nas viagens de negócios no sentido da flexibilidade, sustentabilidade e experiências significativas. Para este grupo de jovens, as viagens de negócios internacionais não se destinam apenas a cumprir obrigações profissionais; veem estas oportunidades como vias para a progressão na carreira e para o crescimento pessoal. Para estes nativos digitais, as viagens de negócios assumem muitas formas.

A flexibilidade está no cerne das preferências de trabalho da Geração Z, com muitos a procurarem modalidades de trabalho híbridas ou remotas que lhes permitam viajar enquanto permanecem ligados às suas responsabilidades profissionais. Esta mudança está a influenciar o planeamento das viagens das empresas, com políticas que incorporam agora opções para adicionar férias anuais às viagens de negócios.

As portas biométricas estão a permitir experiências aeroportuárias sem descontinuidades e digitalizadas

À medida que os aeroportos e as companhias aéreas procuram oferecer viagens mais fáceis e sem descontinuidades, os passaportes físicos e cartões de embarque dos smartphones estão a tornar-se obsoletos. Em breve, os viajantes poderão circular pelo aeroporto sem terem de mostrar repetidamente os documentos de viagem ou esperar em longas filas, bastando para isso digitalizar o seu rosto em pontos de contacto importantes.

Para os viajantes frequentes, poder circular num aeroporto com o mínimo de filas é fundamental para manter os níveis de stress baixos, pelo que não é surpresa saber que 73% dos passageiros aéreos globais estão interessados em utilizar dados biométricos em vez de passaportes, de acordo com o relatório GPS 2024 da IATA.

“Jetset hacking” é uma tendência crescente, uma vez que os viajantes de negócios optam por dar prioridade ao seu bem-estar quando viajam

Desde laboratórios de sono a câmaras criogénicas, as inovações centradas no bem-estar estão a redefinir as viagens de negócios, ajudando os profissionais a manterem-se saudáveis e produtivos enquanto se deslocam. As viagens de negócios podem afetar o bem-estar das pessoas, quer se trate de jantares tardios com clientes ou de noites mal dormidas causadas pelo jet lag.

No entanto, à medida que o bem-estar se torna uma prioridade crescente para os viajantes, os profissionais estão a prestar mais atenção à necessidade de cuidar bem da sua saúde mental e física quando viajam em trabalho.

Viagens nacionais e regionais estão a tornar-se uma prioridade em resposta a um ambiente mais fragmentado

Num mundo remodelado pelo trabalho híbrido, por imperativos de sustentabilidade e por novos líderes políticos, as viagens de negócios nacionais e regionais estão a tornar-se uma pedra angular do panorama das viagens empresariais.

Numa economia globalizada altamente complexa, o Fórum Económico Mundial (FEM) alerta para a necessidade das empresas se prepararem para o futuro e diversificarem as suas estratégias logísticas, à medida que as rotas comerciais globais são cada vez mais perturbadas por fatores como as alterações climáticas, as tensões geopolíticas, os custos de transporte e as tarifas prejudiciais. No contexto de um ambiente mais fragmentado, as empresas podem procurar dar prioridade ao comércio com fornecedores locais ou vizinhos, sempre que possível.

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