73% dos portugueses que utilizam redes sociais têm o hábito de pesquisar destinos turísticos através destas plataformas, revelou um recente estudo realizado pela Marktest. Esta conclusão surge no âmbito do estudo “Turismo e Redes Sociais”, que analisou a influência das redes sociais nas escolhas turísticas dos utilizadores portugueses com idades entre os 25 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.
Além da pesquisa de destinos, o estudo identificou outras ações comuns relacionadas com turismo nas redes sociais. Entre estas, destacam-se a procura de restaurantes e bares (69%), reservas de hotéis/alojamento (62%), promoções e descontos (57%) e informações sobre eventos e atividades (56%).
O estudo – que avalia, por exemplo, índices de notoriedade de cadeias hoteleiras, de agências de turismo e plataformas de viagens online, ou o impacto dos influenciadores de viagens – tentou também perceber qual a influência das informações e recomendações recolhidas através das redes sociais num contexto turístico. E neste campo, as reservas de hotel ou alojamento (55%) e as reservas de mesas em restaurantes e bares (43%) são as ações mais referidas como resultantes de posts ou comentários lidos nas redes sociais.
Ao analisar a segmentação por faixas etárias, o estudo revelou que as redes sociais exercem maior influência nas gerações acima dos 35 anos no que diz respeito à reserva de alojamento. Por outro lado, as reservas de mesas em restaurantes e bares são mais influenciadas pela faixa etária entre os 25 e os 34 anos.