Num mundo de incertezas e desejos pós-pandemia de explorar o mundo, as agências de viagens estão a reinventar-se para cativar a Geração Z. Deixando para trás as plataformas tradicionais, as agências modernas apostam em experiências hiperlocais e tecnologia avançada para oferecer consultas mais personalizadas e autênticas, transformando-se em verdadeiros “melhores amigos de viagem”. Esta perspetiva é trazida pela Thrillist, revelando uma nova abordagem no universo das viagens.
Os últimos anos de viagens têm sido, no mínimo, inconstantes, e os viajantes – à procura de algum tipo de apoio – têm-se virado para as agências de viagens como nunca antes. Cansados de navegarem sozinhos pelas incertezas, pedem a especialistas que façam o trabalho braçal. Além disso, o desejo de explorar o mundo está a aumentar após a pandemia, e existe uma mentalidade generalizada de “se vamos fazer isto, vamos fazê-lo bem”.
Mas não é apenas o cliente que está a mudar a sua forma de agir – as agências também estão a adaptar-se. Os dias das antigas plataformas de reservas, com demasiados anúncios pop-up, ficaram para trás. As agências de viagens modernas estão a mudar o seu foco para experiências hiper-locais e a empregar a tecnologia necessária para consultas mais personalizadas, de pessoa para pessoa. Por outras palavras, o agente de viagens atual assemelha-se muito mais a um amigo que planeia as suas férias e que lhe envia uma mensagem com recomendações privilegiadas.
“Hoje em dia, viajar é uma experiência pessoal e íntima, mas, na era digital, a indústria criou uma experiência de reserva demasiado impessoal”, afirma Henley Vazquez, co-fundadora do site de reservas de viagens “Fora”. A profissional ajudou a fundar a empresa em 2021 com o objetivo de criar uma agência de viagens mais adequada à próxima geração de viajantes, não apenas para os que realizam as viagens, mas também para os que as reservam.
O “Fora” não se assemelha a uma agência de viagens comum. Vazquez explica que “reservar as suas férias com o Fora é como ter um melhor amigo na indústria das viagens”, porque qualquer pessoa apaixonada por viagens pode candidatar-se para ser um agente de viagens do “Fora”, seja como um trabalho paralelo ou a tempo inteiro – sem necessidade de certificações.
O “Fora” orgulha-se de oferecer uma solução “business-in-a-box”, proporcionando aos aspirantes a agentes de viagens formação, ferramentas de marketing, como modelos e recursos para redes sociais, um sistema de gestão de clientes e reservas e pagamento imediato (o que significa que não há faturação nem comissões).
“Tratamos das cobranças para os nossos agentes de viagens, para que se possam concentrar na próxima viagem, em vez de estarem focados em receber o pagamento pelo trabalho que já fizeram”, afirma Vazquez, que também procura inovar no competitivo ambiente das agências de viagens tradicionais, favorecendo uma abordagem mais comunitária. “Disponibilizamos uma aplicação comunitária a todos os agentes de viagens, 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde podem procurar ajuda, aconselhamento, resolver problemas, estabelecer conexões com fornecedores e muito mais”, acrescenta. “A nossa abordagem é focada em dar as boas-vindas aos recém-chegados à indústria.”
Do lado do cliente, os viajantes têm a oportunidade de colaborar pessoalmente com um agente de viagens que já visitou o destino desejado, tudo pelo mesmo preço que fariam o trabalho por si mesmos. O “Fora” possui parcerias com mais de 4.500 hotéis em todo o mundo e, embora não ofereça estadias com desconto, os clientes podem desfrutar de vantagens como créditos de spa e upgrades gratuitos. Em suma, é o mesmo que reservar diretamente, mas com um tratamento VIP adicional. E é uma situação vantajosa para todos, uma vez que hotéis, cruzeiros e outras empresas de hospitalidade preferem trabalhar com agentes de viagens humanos, que estão mais bem preparados para fazer recomendações do que agências online, como a Expedia ou a Booking.com.
Vazquez é particularmente entusiasmada com a otimização da tecnologia de reservas. “Este é um dos meus principais problemas há anos na indústria – por que é tão difícil recolher informações do cartão de crédito de alguém”, sustenta. Como resposta, a equipa desenvolveu uma ferramenta completa chamada “The Vault”, que permite recolher e armazenar facilmente informações de pagamento. “Elimina o que é frequentemente a parte mais incómoda e desatualizada do trabalho dos agentes de viagens”, explica.

Outra agência de viagens impulsionada pela tecnologia, a “Origin”, desenvolveu uma aplicação que centraliza os planos de viagem, bilhetes e sugestões de atividades do utilizador num só lugar. Além disso, oferece uma linha direta de comunicação com um agente de viagens real ou, como a agência gosta de lhes chamar, “curadores”. Estes curadores combinam a sua experiência em viagens com inteligência artificial para criar itinerários ultra-nuanciados.
Pode parecer contraditório sugerir que avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, estão a conduzir a conexões mais humanas, mas, na verdade, estas plataformas são mais adequadas para enviar viajantes a lugares menos explorados e proporcionar uma experiência mais autêntica. A “Elsewhere”, adquirida pela Lonely Planet em 2022, conecta diretamente os viajantes a especialistas nos seus destinos de interesse, seja um amante da natureza que conhece tudo sobre os salares do Atacama, ou um entusiasta da gastronomia disposto a guiar pelas aldeias piscatórias à beira-mar de Cinque Terre.
Além de proporcionar acesso a lugares menos visitados, a “Elsewhere” oferece acesso a um serviço de concierge “em viagem”, permitindo fazer ajustes e adições ao itinerário assim que estiver no local. A “Elsewhere” elimina o risco que os viajantes tendem a correr ao reservar excursões no estrangeiro, fazendo uma triagem dos seus agentes de viagens, verificando licenças e testando o seu compromisso com uma viagem responsável e ética.
O que todas estas agências de viagens modernas têm em comum é a oportunidade de proporcionar experiências mais personalizadas. “É realmente uma forma única de se conectar com alguém quando se pode falar sobre culturas do mundo, comida e destinos incríveis”, diz Nicole Cueto, uma agente de viagens da “Fora”. Esta profissional faz parte de um grupo diversificado de agentes de viagens treinados para ajudar os viajantes a encontrar destinos que atendam às suas necessidades específicas, seja para destinos LGBTQIA-friendly, acessíveis ou adequados para viajantes solo.
Em última análise, trata-se de ir ao encontro das necessidades dos viajantes. Como afirma Vazquez, “Num mundo sobrecarregado com listas de top 10 e recomendações algorítmicas, estas agências proporcionam uma lufada de ar fresco.”