A agência de viagens AAA Travel prevê que 19 milhões de norte-americanos façam um cruzeiro este ano, um aumento de 4,5% face a 2024, ano em que 18,2 milhões de norte-americanos embarcaram num cruzeiro.
A agência espera que 2025 seja o terceiro ano consecutivo de volume recorde de passageiros de cruzeiros. Segundo a AAA Travel, nos últimos dois anos, a procura por cruzeiros excedeu a procura por hotéis.
“O que estamos a testemunhar na indústria dos cruzeiros é extraordinário, mas não é nenhuma surpresa”, afirmou Stacey Barber, vice-presidente da AAA Travel.
“Há uma razão pela qual a maioria dos passageiros de cruzeiros pela primeira vez se tornam cruzeiristas habituais. Os cruzeiros de férias oferecem algo para todos, independentemente da idade. E como a maior parte das férias já está paga, os viajantes podem concentrar-se em divertir-se e criar memórias para toda a vida com os seus entes queridos”, acrescentou.
Esta indústria, afetada fortemente na pandemia, registou uma recuperação notável. Em 2022, o volume de cruzeiros recuperou para 84% face a 2019, tendo depois atingido um novo máximo em 2023, quase 20% acima da linha de base pré-pandémica. Este número continuou a subir, com 2025 projetado para superar 2019 em 34%.
Viajantes norte-americanos procuram destinos solarengos
A AAA Travel refere que 72% dos passageiros tem como destino as Caraíbas, enquanto 5% embarca com destino ao Mediterrâneo. O destino Caraíbas sofreu algumas quedas em 2022 e 2023, à medida que os cruzeiros para o Alasca e o Mediterrâneo aumentaram. Este ano, 6% dos norte-americanos planeia rumar ao Alasca.
A agência revelou ainda que os cruzeiros mais curtos nas Caraíbas estão a ganhar popularidade. Embora a maioria dos itinerários de cruzeiros seja de 6 a 8 dias, 18% dos itinerários de cruzeiros este ano varia de 2 a 5 dias.