Segunda-feira, Julho 22, 2024
Segunda-feira, Julho 22, 2024

SIGA-NOS:

Abriram as candidaturas para os concursos anuais promovidos pelo Turismo Centro de Portugal

-PUB-spot_img

A Turismo Centro de Portugal (TCP) anunciou a abertura das candidaturas para a nona edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e a oitava edição do Concurso de Teses Académicas. O objetivo é promover o reconhecimento e “apoio às melhores propostas de negócios turísticos geradas na região, bem como à valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística”.

O prazo para submissão das candidaturas em ambos os concursos decorre até ao dia 15 de março de 2024.

IX Prémio José Manuel Alves

O Prémio José Manuel Alves, agora na sua nona edição, destaca-se como o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo já recebido um total de 378 candidaturas, premiando 64 projetos e distinguido 23.

O vencedor recebe o Prémio José Manuel Alves, uma homenagem ao legado do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, reconhecido pela sua contribuição para a criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região Centro de Portugal.

O objetivo principal deste concurso é fomentar a realização de ideias inovadoras para o setor, sendo elegíveis apenas projetos que ainda não tenham iniciado atividade turística. As áreas abrangidas incluem Alojamento Turístico; Agências de Viagens e Turismo; Estabelecimentos de Restauração e Bebidas; Aluguer de Veículos Automóveis sem Condutor; Atividades de Animação Turística; Projetos de Base Tecnológica associados ao setor do Turismo; entre outras, desde que diretamente relacionadas com a atividade turística.

Após a submissão das candidaturas, um Júri Intermédio composto por personalidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo selecionará oito projetos finalistas. Posteriormente, um Júri Final determinará os vencedores. Os três primeiros classificados serão premiados com um prémio financeiro.

Uma característica única deste concurso, segundo comunicado, é o acompanhamento contínuo dos projetos participantes mesmo após o término do concurso, proporcionando apoio em diversas áreas, desde o enquadramento na legislação até ao apoio no contacto com entidades licenciadoras.

As inscrições e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis online.

VIII Concurso de Teses Académicas

Desde 2017, a TCP promove o Concurso de Teses Académicas, reconhecendo o mérito do conhecimento gerado pela comunidade científica sobre a atividade turística e aproximando-o das empresas do setor e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso conta com duas categorias: uma para teses de Mestrado e outra para teses de Doutoramento. Na categoria Mestrado, podem concorrer dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de Mestre já avaliados. Na categoria Doutoramento, podem concorrer dissertações já defendidas e avaliadas, com foco no setor do turismo, preferencialmente na região Centro ou incluídas em estudos de âmbito nacional.

Após a submissão das candidaturas, um Júri Intermédio selecionará cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um Júri Final determinará os dois vencedores, que serão premiados com um prémio financeiro.

As inscrições e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis online.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img