O ANA – Aeroportos de Portugal confirmou esta quinta-feira, dia 13, a inauguração da nova rota da United Airlines entre Faro e Nova Iorque (Newark) a 17 de maio de 2025. Esta é apenas uma das nove novas rotas que o aeroporto terá em 2025, destacando-se as ligações para os EUA, Canadá, Finlândia e Islândia.
Além da nova rota para Nova Iorque, o Aeroporto de Faro vai contar com outras rotas totalmente inéditas: Helsínquia (Finlândia) com a Finnair, Reiquiavique (Islândia) com a Play. O aeroporto também verá um reforço nas ligações com cidades já existentes, como Berlim, Bournemouth, Londres Luton, Zurique e Bordéus, através de novas companhias aéreas.
O Aeroporto de Faro tem vindo a aumentar a capacidade ao longo dos anos. Em 2024, o aeroporto registou um crescimento de 2% no número de passageiros, totalizando 9,8 milhões. Este aumento foi ainda mais notável no inverno de 2024, com uma capacidade de lugares 34% superior ao inverno de 2019, o que reforça a sua atratividade como destino turístico durante todo o ano.
Além do aumento da conectividade, o aeroporto também tem investido em melhorias na infraestrutura para garantir um serviço de qualidade superior. O programa de investimentos estratégicos da ANA | VINCI Airports inclui um projeto de ampliação da área de controlo de fronteira e a substituição da cobertura do terminal, com um investimento total de 17,3 milhões de euros.
Em 2025, o Aeroporto de Faro terá um total de 86 rotas, ligando 75 destinos e prevendo um aumento de 8% nas frequências semanais em comparação com o verão anterior. A conectividade do Algarve será ainda mais reforçada, com ligações a 22 mercados internacionais, incluindo novos destinos nos EUA, Finlândia e Islândia.