O Algarve recebeu, em 2024, um total de 5,2 milhões de turistas, correspondendo a um aumento de 2,6% face a 2023, um resultado que veio consolidar a região como “o principal destino turístico do país”, conforme descreveu André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
A região conta atualmente com 193,1 mil pessoas empregadas no setor do turismo, 670 empreendimentos turísticos, 43,7 mil alojamentos locais, 115,8 mil camas e 1.454 empresas de animação turística.
“Depois de termos tido um ano de recordes em 2023, superando aquilo que tinha sido o desempenho da atividade, quer do ponto de vista nacional, como regional, 2024 veio consolidar o Algarve como o principal destino turístico do país. Recebemos, pela primeira vez, 5,2 milhões de turistas, alcançámos os 1.700 milhões de euros em proveitos (+7,3% que em 2023) e obtivemos mais de um milhão e meio de voltas de golfe (+5%)”, começou por referir André Gomes.
Já o aeroporto algarvio recebeu um total de 9,8 milhões de passageiros, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Face a estes resultados, André Gomes acredita que o aeroporto vai atingir, em 2025, a meta dos dez milhões de passageiros.
Nas dormidas, a região algarvia voltou a registar 20,7 milhões. Já no período pós-pandemia (2022-2024), registou 60 milhões de dormidas. “Somos o principal destino nacional, no que diz respeito a este indicador. Os nossos principais mercados continuam a ser, além do nacional, o Reino Unido, a Alemanha e a Irlanda. Um dado muito importante é que registámos mais 5% de dormidas na época baixa face a 2019”, salientou.
Para André Gomes, isto confirma aquilo que tem sido o trabalho em termos de redução da sazonalidade, além de demonstrar que a região “tem crescido mais na época baixa do que na alta”.
Entre janeiro e abril de 2024, houve um crescimento de 16% de turistas face a 2023, enquanto que entre outubro e dezembro do ano anterior houve um aumento médio de 8% relativamente ao período homólogo.
Ainda no ano anterior, foi registado um aumento de 1,3% de hóspedes portugueses no Algarve, bem como um crescimento de 3% de hóspedes estrangeiros. “Estes números vêm contrariar uma narrativa, que infelizmente já estamos habituados, que é ‘o Algarve não é destino dos portugueses’. De facto, os números demonstram o contrário, crescemos 1,3% ao nível do turismo nacional e 3% ao nível do internacional.”
Por outro lado, a região tem registado estadias mais curtas, mas que, segundo o responsável, vão de encontro àquilo que são “as novas tendências de mercado”. “Os viajantes acabam por não ficar tanto tempo no mesmo destino para poderem conhecer outros”, frisou.
Ao nível do alojamento turístico, foi o ano “mais rentável de sempre” a nível dos proveitos. “O Reino Unido, não obstante, continua a representar um peso muito grande da nossa operação e da nossa conetividade aérea. É com agrado que verificamos que continuamos a crescer até nos nossos mercados mais consolidados.”
Relativamente à nova rota direta que será lançada em maio entre o Algarve e Nova Iorque, André Gomes vê esta ligação como “uma oportunidade para continuar a explorar o potencial deste mercado.”
Turismo do Algarve assinala 55 anos com conferência e calendário de eventos
No dia 18 de março, a Região de Turismo do Algarve comemora 55 anos de vida com a realização da Conferência “Turismo do Algarve: Superar Desafios, Construindo o Amanhã”, no Centro de Congressos do Hotel EPIC SANA Algarve, em Albufeira.
“O evento reunirá especialistas, líderes empresariais e personalidades nacionais e internacionais do setor para celebrar mais de meio século ao serviço do turismo regional e lançar estratégias para um futuro mais competitivo e sustentável”, enfatizou André Gomes.
Estas celebrações trazem um diversificado calendário de eventos em 2025, que percorrem os 16 concelhos algarvios, entre 18 de março e 27 de setembro. “Serão promovidos 55 eventos como conferências, atividades culturais, desportivas e enogastronómicas, refletindo a riqueza e diversidade turística do Algarve”, concluiu André Gomes.