O Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará encerrado esta terça-feira, 10 de setembro de 2024, para realização de trabalhos de beneficiação na pista 17-35, conforme já tínha sido noticiado. O alerta foi recentemente publicado no site da ANA Aeroportos, confirmando que não haverá partidas nem chegadas no aeroporto durante o dia de amanhã.
A intervenção, que teve início a 31 de julho, faz parte de um projeto de reforço da pista com um investimento de 50 milhões de euros e terá uma duração de 19 meses. Os trabalhos são realizados de segunda-feira a sábado, entre a meia-noite e 06:00, para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias.
O contrato de empreitada foi assinado com a Acciona e visa melhorar a qualidade, segurança e desempenho ambiental do aeroporto. As obras incluem a repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, reforço estrutural, ajustamento da geometria da faixa da pista, e a substituição das luzes da pista por LEDs. Além disso, será feita uma renovação integral do sistema de drenagem e a instalação de equipamentos de navegação que permitirão operações em baixa visibilidade.
O presidente da ANA, Thierry Ligonnière, explicou anteriormente que a escolha do dia 10 de setembro para o encerramento total se deve ao facto de alguns trabalhos necessitarem de um período mais longo do que o disponível durante a janela noturna. Esta data foi selecionada com base na probabilidade de condições meteorológicas favoráveis.
“A pista está a precisar de uma renovação e reforço para garantir o mais alto nível de segurança e manter o aeroporto entre os melhores da Europa”, afirmou Ligonnière.