O Consórcio Newtour/MS Aviation expressou a sua preocupação com a falta de progresso e a aparente estagnação no processo de privatização da Azores Airlines. A Comissão Europeia determinou que a privatização da companhia aérea deve ser concluída até 31 de dezembro de 2025.
Em comunicado, enviado às redações esta segunda-feira, dia 9, afirma que “está preocupado com a incerteza e com a aparente inércia em torno do processo de privatização da Azores Airlines”. O” Governo Regional dos Açores decidiu, no início de maio, cancelar o processo – decisão essa que não foi contrariada nem confirmada pelo conselho de administração da SATA Holding. Com a privatização em suspenso, a Azores Airlines está num impasse que pode ter consequências graves para a companhia aérea, para o setor do transporte aéreo na região e, por extensão, para o desenvolvimento económico dos Açores”, defende o consórcio.
Por sua vez, no mesmo comunicado é questionado o prazo para a privatização: “Apesar de pouco se conhecer sobre o acordo entre o Governo Regional e a Comissão Europeia, é do conhecimento público que a Azores Airlines deve ser privatizada até ao dia 31 de dezembro de 2025. Este prazo, já de si curto dada a complexidade inerente a uma privatização desta envergadura, torna-se ainda mais exíguo face à falta de decisão da SATA Holding e do Governo”.
O consórcio sublinha que a “Azores Airlines enfrenta, atualmente, sérias dificuldades financeiras. O adiamento deste processo de privatização não só ameaça agravar ainda mais a situação precária da companhia, como também coloca em risco a estabilidade económica da região, que depende fortemente de um transporte aéreo eficiente e fiável”.
Embora o Governo Regional dos Açores tenha declarado que considera o processo de privatização encerrado, o consórcio defende que o mesmo ainda não foi concluído. “O Consórcio Newtour/MS Aviation tomou conhecimento apenas da decisão pública do Governo e de um projeto de decisão do conselho de administração da SATA Holding que sugeriu o cancelamento do concurso. Importa esclarecer que o cancelamento do concurso é uma competência do conselho de administração da SATA, e não do Governo, e até o momento tal decisão não foi formalmente tomada”.
O Consórcio Newtour/MS Aviation reafirma o seu compromisso de “contribuir para uma solução que respeite o acordo estabelecido com a Comissão Europeia, assegurando que o processo de privatização seja concluído dentro do prazo estipulado, devolvendo à SATA o prestígio merecido e dotando-a dos meios necessários para competir eficazmente no mercado”.