A recolha de dados biométricos nas partidas dos aeroportos de Lisboa, Faro e Porto voltou a ser suspensa durante o fim de semana sempre que os tempos de espera estavam elevados, explicou a PSP, assegurando que a medida não compromete a segurança.
“Sempre que ultrapassarmos o tempo de referência, nós automaticamente vamos suspender a recolha biométrica”, explicou à Lusa o porta-voz da PSP, Sérgio Soares, sublinhando que “a recolha biométrica não influencia em nada o controlo de fronteira habitual” e que continuam a ser cumpridos todos os protocolos do código de fronteiras do Espaço Schengen.
A suspensão ocorreu durante a manhã de domingo nos aeroportos Humberto Delgado, em Lisboa, Francisco Sá Carneiro, no Porto, e Gago Coutinho, em Faro. O sistema foi entretanto reativado no início da tarde, mas voltou a ser interrompido devido ao aumento do número de passageiros em espera.
Também no sábado a recolha de biometria foi suspensa durante a manhã com o objetivo de evitar constrangimentos provocados pelas longas filas.
Segundo a PSP, trata-se de uma decisão operacional, sendo que “o controlo de partidas está a ser feito com segurança, no modelo habitual e cumprindo os protocolos definidos”, ainda que sem recurso à recolha de dados biométricos.
O procedimento é retomado sempre que os tempos de espera regressam a níveis aceitáveis, garantindo que os passageiros não correm o risco de perder os voos.
A implementação do Sistema Europeu de Entrada/Saída (EES) na União Europeia tem sido feita de forma faseada desde outubro de 2025, estando em funcionamento pleno desde sexta-feira, 10 de abril.


