As vendas de bilhetes de avião de agências de viagens nos EUA atingiram níveis recordes, uma vez que a procura por viagens internacionais não mostra sinais de enfraquecimento, apesar do aumento acentuado das tarifas, avança o Travel Weekly.
As vendas atingiram um recorde em março pelo segundo mês consecutivo, com um aumento de 15% em relação a fevereiro, de acordo com a Airlines Reporting Corporation (ARC), que regula as transações entre as companhias aéreas e as agências de viagens nos EUA.
A receita das vendas de bilhetes de avião pelas agências de viagens no mês de março aumentou 22% em relação ao ano anterior, totalizando 9,6 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros), o maior valor mensal registado pela ARC, impulsionado por um “aumento robusto” na procura por viagens internacionais.
As viagens de passageiros em março aumentaram 15% em relação ao mês anterior e as viagens internacionais aumentaram 14%.
“Os dados da ARC sobre bilhetes de avião corroboram o que ouvimos das companhias aéreas relativamente à forte procura de viagens de negócios e de lazer na primavera e no verão”, afirmou o diretor comercial da ARC, Steve Solomon.
“Uma parte significativa da procura para o verão é destinada a destinos europeus populares como Londres, Paris e Roma, que estão a registar aumentos significativos nas compras de bilhetes de avião em comparação com o ano anterior”, acrescentou.
O número total de transações de passageiros liquidadas pela ARC em março aumentou 4% em relação ao ano anterior, para 25,8 milhões, mas o número de viagens internacionais aumentou 17%.
Os dados também revelam que os bilhetes para viagens dos EUA para a Europa registaram um aumento significativo em relação ao ano anterior, apesar de as tarifas serem 10%-15% mais elevadas em relação a 2022. O preço médio de um bilhete de avião de ida e volta nos EUA foi de 559 dólares (505€) em março, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
A ARC também relatou que o valor das vendas auxiliares de companhias aéreas através de agentes de viagens aumentou 127% em relação ao ano anterior, totalizando quase 26,7 milhões de dólares (24,1 milhões de euros), com base em um aumento de 60% nas transações auxiliares no mês, totalizando 373.000.
As vendas de voos dos EUA para Londres aumentaram 63% em relação ao ano anterior, as vendas para Paris subiram 66% e para Roma aumentaram 82%, com Londres sendo o segundo destino europeu mais popular, atrás de Roma. Paris ficou em terceiro lugar, Atenas em quarto e Barcelona em quinto. Os números não incluem reservas diretas com as companhias aéreas.
“Os destinos europeus têm tido um aumento significativo em relação ao ano anterior. Essa procura internacional é confirmada pelo recente anúncio do Departamento de Estado dos EUA sobre os tempos de espera para obtenção de passaportes, devido ao que esperam ser a temporada de viagens de verão mais movimentada da história”, afirmou Steve Solomon. “Esperamos ver um crescimento constante nas viagens aéreas ao longo do restante do ano, tanto para viagens de negócios quanto de lazer”, concluiu.





