Quinta-feira, Maio 23, 2024
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Agentes britânicos reportam aumento de 50% nos custos operacionais: “Esta profissão não é para os fracos de coração”

A maioria dos membros da Advantage Travel Partnership, consórcio britânico de agências de viagens independentes, viu os seus custos operacionais subirem 50% nos últimos seis meses, embora a procura do consumidor por viagens permaneça forte, apesar das pressões do custo de vida.

A maioria (92%) dos agentes do consórcio acredita que o setor emissor precisa de maior apoio de todo o espectro político, com 60% ainda com dívidas de empréstimos governamentais pendentes após a pandemia.

A situação é agravada com mais de 90% dos agentes a afirmar que os seus custos operacionais aumentaram até 50% no primeiro semestre do ano.

Apesar desse cenário, 81% dos agentes estão com lucro no exercício até o momento e 63% dos agentes relatam estar otimistas com o próximo ano.

Os resultados constam de uma análise ao impacto nos negócios dos membros da Advantage Trvel Partnership divulgada esta sexta-feira, 22, para coincidir com a comemoração do Dia Nacional do Agente de Viagens.

A executiva-chefe da Advantage Travel Partnership, Julia Lo Bue-Said, disse: “Quando consideramos o ambiente em que os agentes de viagens tiveram que negociar nos últimos dois anos, juntamente com o recente caos de viagens em todo o ecossistema de viagens, também vemos a tenacidade inabalável do setor e a resiliência dos próprios agentes de viagens”.

“A profissão certamente não é para os fracos de coração. Agentes em todo o Reino Unido tiveram que negociar nos momentos mais difíceis e continuam a enfrentar a dura realidade de um desligamento de dois anos, altos custos e escassez de mão de obra, e nem mesmo o aumento na procura pode mascarar os desafios operacionais enfrentados por tantos agentes hoje”, acrescenta.

No entanto, a responsável sublinha que “os agentes de viagens continuaram a reinventar-se e, mais do que nunca, estamos a ver como estão a tornar-se num parceiro ainda mais confiável para viagens, com os consumidores a confirmar o verdadeiro valor do suporte que podem fornecer”.

Os membros do consórcio relataram um aumento de 94% em novos clientes, com 30% dos agentes a observar um aumento no grupo de clientes de 35 a 44 anos e 33% de 45 a 54, destacando o apetite por uma experiência de viagem “segura e positiva”.

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