Um inquérito da Travel Leaders Network (TLN), baseado no insight de agentes de viagens, revela que as viagens de luxo e as viagens independentes (FIT) estão a aumentar, bem como que as redes sociais estão a gerar resultados positivos nas vendas. Já os resorts com tudo incluído encontram-se em queda.
A TLN divulgou recentemente os resultados de um estudo que assentou no testemunho de proprietários de agências de viagens norte-americanas sobre os temas mais importantes para estes profissionais.
De acordo com os inquiridos, as viagens de luxo estão em ascensão e as viagens FIT apresentam-se como uma “oportunidade promissora” para os agentes de viagens.
Os segmentos de cruzeiros marítimos que registam maior crescimento são os de luxo e contemporâneos, com a maioria dos entrevistados a prever um crescimento superior a 10% em 2025. Já os cruzeiros premium estão a ficar para trás, com um crescimento previsto entre 5 a 10%.
Por sua vez, os cruzeiros fluviais devem também crescer no próximo ano, sendo que 38% dos inquiridos esperam um crescimento das vendas superior a 10% neste segmento.
A nível terrestre, os inquiridos da TLN planeiam vender mais viagens FIT em 2025, com base nos resultados deste ano, com a grande maioria (80%) a prever uma subida de 5% nas vendas relativas a este segmento.
As viagens de grupo, por seu lado, demonstram um crescimento “moderado”, com as previsões de 40% dos entrevistados a apontar para uma melhoria de mais de 5% nas vendas.
Em contraste, os resorts com tudo incluído são uma área de viagens em queda no que às vendas diz respeito, de acordo com a TLN. Enquanto 50% prevêem um crescimento entre 5 e 10%, outros 38% indicam um crescimento inferior a 5%.
Os agentes de viagens estão também a valorizar mais o valor das redes sociais. Segundo o estudo, 40% destes profissionais indicaram este fator como “a forma mais eficaz de impulsionar novas vendas”, diz a TLN.
Ainda mais, os membros da TLN indicam que a principal mudança na prioridade das empresas entre este ano e 2025 prende-se com um investimento reforçado em marketing e geração de leads.
O potencial da inteligência artificial está igualmente a ser cada vez mais abraçado pelos agentes de viagens. Todos os inquiridos revelaram que estão a planear incorporar esta tecnologia emergente de alguma forma no próximo ano, nomeadamente com foco em aplicações como comunicações de marketing, respostas de atendimento ao cliente e elaboração de perfis no Agent Profiler.





