O Hotel Alísios, em Albufeira, foi o local escolhido para a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, para o triénio 2025-2027, que aconteceu na passada quarta-feira, dia 20 de novembro.
O evento contou com a presença de várias personalidades ligadas ao setor do turismo, incluindo o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que representou o Governo.
O presidente da Assembleia Geral da AHETA, Mário Ferreira, abriu os discursos lembrando as dificuldades estruturais que o Algarve enfrenta, como a escassez de água, a falta de transportes públicos e a carência de serviços de saúde. “Estes problemas continuam sem resposta por parte dos sucessivos governos”, lamentou, destacando, no entanto, o sucesso contínuo do turismo na região: “Apesar de tudo, o Algarve continua a bater recordes turísticos em todos os indicadores. Imaginem o que poderíamos alcançar se houvesse uma estratégia de investimentos resolutiva para estas questões”, afirmou.
Hélder Martins, que iniciou o seu segundo mandato à frente da direção da AHETA, fez um balanço do trabalho realizado nos últimos três anos e expressou satisfação pelo desempenho da associação. “Foram três anos de trabalho intenso, com rigor e entusiasmo, sempre em prol dos nossos associados e do turismo no Algarve”, disse. Ele também sublinhou a importância da união entre as diversas entidades do setor e destacou a colaboração estreita com a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), com a qual espera aprofundar ainda mais o trabalho com os presidentes de câmara da região.
Entre as principais metas da AHETA para os próximos anos, Hélder Martins mencionou a aposta na formação dos profissionais do setor e a criação de projetos para melhorar a oferta turística. “Precisamos de desenvolver ferramentas que ajudem os empresários a fornecer alojamento para os seus funcionários, especialmente para aqueles que vêm de fora”, destacou.
Outro ponto importante abordado foi a necessidade de requalificar hotéis com 40 ou 50 anos, localizados em zonas estratégicas do Algarve. Hélder Martins reforçou que, para avançar com esses projetos, será necessário o apoio financeiro do Turismo de Portugal, algo que espera ser concretizado.
A AHETA também se comprometeu a trabalhar pela uniformização da taxa turística, visando a implementação de critérios comuns para todos os municípios da região.
Durante o evento, Hélder Martins aproveitou para anunciar que, em colaboração com o KIPT (Centro de Investigação e Formação Profissional da Universidade do Algarve), está a ser organizado um grande evento para celebrar os 30 anos da AHETA, que se realizará no dia 29 de maio de 2025, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, também marcou presença e reafirmou o apoio da autarquia à AHETA, destacando a importância de se discutir as estratégias do setor com quem tem um conhecimento profundo da realidade do turismo.
Por sua vez, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, desejou muito sucesso aos novos órgãos sociais da AHETA e ressaltou a importância das associações na defesa dos interesses das empresas turísticas. “São as empresas e os empresários que têm sido fundamentais para a afirmação e competitividade do turismo em Portugal, especialmente no contexto internacional”, afirmou.
A cerimónia foi marcada por um momento de silêncio em memória de Elidérico Viegas, ex-presidente da AHETA, que faleceu recentemente. Viegas foi uma figura central na fundação da associação em 1995, tendo presidido a AHETA até 2022.
Atualmente, a AHETA conta com mais de 300 associados, representando uma vasta gama de empresas ligadas ao setor do turismo no Algarve.
Os novos órgãos sociais da AHETA para o triénio 2025–2027 são compostos pelos seguintes membros:
Assembleia Geral:
- Presidente: Mário Ferreira (PG Hotels & Resorts, Lda.)
- Vice-Presidente: Maria do Rosário Ribeiro (Vila Galé S.A.)
- Secretário: José Emídio (AGT, S.A.)
- Orlando Lopes (Mogal, Inv. Tur Hoteleiros S.A.)
Direção:
- Presidente: Hélder Martins (Pedras d’el Rei, Gestão e Turismo, S.A.)
- Vice-Presidentes: Joel Pais (Solverde, S.A.), Jorge Beldade (Minor Hotels Portimão, S.A.), José Vila-Nova (Vila Vita Parc, Lda.), Martinho Fortunato (Marlagos, In. Turísticas, S.A.), Pedro Lopes (Salvor, S.A.), Reinaldo Teixeira (Garvetur, Ag. Imobiliária, S.A.), Sérgio Leandro (SGEHR, Soc Gestora e Exp. Hotéis e Resorts, S.A.), Teresa Bispo (Pedra dos Bicos, S.A.), José Carlos Leandro (Alísios II, Imob. Turismo, S.A.), José Queiroga Valentim (Pedras da Rainha, At. Turísticas, S.A.), Carlos Viegas (Sociedade Turística Vasco da Gama, S.A.)
Conselho Fiscal:
- Presidente: Francisco de Moser (Details Hotels & Resorts, S.A.)
- Vice-Presidente: Rui Justo (Balvil Gestão Emp. Turísticos Lda.)
- Secretário: Rui Costa (Alboltur, Soc. Hoteleira Lda.)