A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) aplaude a decisão do Conselho da Europa de recomendar a livre circulação para os cidadãos com o certificado de vacinação da UE, independentemente do estado de risco do seu país.
Num comunicado, a AHP mostra-se esperançosa que esta medida seja rapidamente adotada por todos os países da UE, como já é o caso de Espanha, França, Itália, Países Baixos e, embora já não pertença à UE, Reino Unido.
Em Portugal, até dia 9 de fevereiro, os testes laboratoriais continuam a ser exigidos, mesmo tendo certificado de vacinação da UE, algo que a AHP considera que deve ser uma medida “levantada a partir de dia 1 de fevereiro”.
A AHP reforça ainda que Portugal deve aceitar os certificados de cidadãos provenientes dos Estados Unidos, Canadá ou Brasil “porque as vacinas aí ministradas são reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento”.
O presidente da AHP, Raul Martins, afirma que “este é um passo importantíssimo para a retoma das viagens internacionais. Nunca é demais lembrar que cerca de 90% dos turistas que chegam a Portugal vêm por via aérea e as restrições ainda existentes dificultam a vinda de estrangeiros”.