Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

SIGA-NOS:

AHP assina protocolo com a Café Joyeux para promover a inclusão profissional

Cristina Siza Vieira, em nome da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), assinou um protocolo com Filipa Pinto Coelho, diretora da Associação VilacomVIda, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como missão a inclusão profissional de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

O protocolo foi assinado na terça-feira, 14 de fevereiro, durante a Cerimónia Hospes by AHP, que decorreu no Intercontinental Lisbon. A vice-presidente da AHP frisou que o emprego inclusivo é um “pilar que a AHP está a tentar desenvolver, há muito tempo, no âmbito do Programa HOSPES”.

1.08 milhões de pessoas em Portugal têm alguma forma de deficiência/incapacidade “e estes números impressionam”, frisou a responsável, destacando que a taxa de empregabilidade de pessoas sem deficiência é de 71%, mas a taxa não chega aos 24% nas pessoas com algum tipo de deficiência.

Cristina Siza Vieira recordou que está em vigor uma lei que impõe às médias e grandes empregas uma quota de emprego de pessoas com deficiência igual ou superior a 60%. No entanto, salientou que em Portugal “o tecido económico é composto maioritariamente por microempresas (1.246 milhões) vs. 1.312 grandes empresas”, concluindo que “o universo onde estes princípios são aplicáveis é pequeno comparativamente com o universo de todas as empresas em Portugal”.

Com o objetivo de promover a inclusão profissional de jovens com dificuldades intelectuais, a associação assinou um protocolo com a Associação VilacomVIda, que é detentora da marca Café Joyeux – são dois cafés/restaurantes (em Lisboa, e em Cascais) que empregam pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, como a trissomia 21 ou o autismo.

No âmbito deste protocolo, a Café Joyeux vai formar jovens adultos que, após quatro a seis meses de formação “on-the-job” nos Cafés Joyeux, poderão integrar as equipas dos hotéis da AHP interessados e sinalizados para o efeito.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img