Segunda-feira, Maio 20, 2024
Segunda-feira, Maio 20, 2024

SIGA-NOS:

Programa HOSPES já doou 240 mil bens a IPSS mas pretende chegar às 400 mil doações

Em 10 anos de existência, o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental (HOSPES) da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) já doou cerca de 240 mil bens a 134 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) em Portugal. “A nossa ambição é chegar aos 400 mil bens doados, envolvendo indiscutivelmente mais associados e mais instituições”, frisou Bernardo Trindade, presidente da associação.

Bernardo Trindade explicou, durante a Cerimónia HOSPES by AHP, que decorreu na terça-feira, 14 de fevereiro, no InterContinental Lisbon, que a associação já doou cerca de 240 mil bens a milhares de pessoas e famílias através de 134 IPSS, graças ao contributo e doação de 137 associados da AHP. “Mas a AHP tem 850 associados e por isso a nossa ambição tem de ser dar mais, temos de nos envolver mais, porque o mundo onde vivemos requer essa solidariedade”, sustentou o responsável.

A vice-presidente da AHP e criadora do Programa HOSPES, Cristina Siza Vieira, agradeceu às 134 instituições particulares de solidariedade social que trabalham com a associação, frisando que são “estas IPSS que permitem que estes bens, que os hotéis doam, entrem nas casas das famílias, nos lares, nas instituições, nos equipamentos sociais, nas casa de apoio às famílias dos reclusos, etc”.

Além do apoio a estas instituições, a HOSPES também respondeu a situações de emergência, como a covid-19, os incêndios na Região Centro; o apoio aos refugiados ucranianos ou ao Furacão IDAI, em Moçambique. Também no pilar da sustentabilidade ambiental foram recolhidos e transformados equipamentos elétricos e eletrónicos; óleos alimentares usados; papel e cartão e têxteis em fim de vida.

No entanto, Siza Vieira reforçou que “as instituições que trabalham connosco são só 134, mas são centenas de IPSS que precisam da nossa ajuda”, salientando que “as doações não chegam para as necessidades destas instituições”. A vice-presidente acredita que seria possível ajudar mais associações se mais associados da AHP se juntassem ao programa.

Atribuição dos selos “We Care” e “We Share”

No final da cerimónia, a Associação da Hotelaria de Portugal atribuiu os Selos de Responsabilidade Social – “We Share” – e de Sustentabilidade Ambiental – “We Care” -, bem como menções honrosas, aos empreendimentos turísticos que participaram nas iniciativas e projetos promovidos pelo Programa HOSPES, nos anos de 2021 e de 2022.

Cristina Siza Vieira, destacou que “o programa tem como objetivo, por um lado, orientar a vocação e empenho de cada um dos associados e parceiros da AHP para uma causa comum: promover a sustentabilidade agindo sobre três vetores – social, económico e ambiental. Por outro, a entrega dos selos é também uma forma de valorizar e sinalizar perante a comunidade e o mercado as boas práticas desenvolvidas nesta área pela indústria hoteleira nacional. Finalmente, promove e reforça a ligação e compromisso da hotelaria com a comunidade e com o planeta.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img