Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

SIGA-NOS:

AHP discute restrições de circulação de autocarros no Porto com a Câmara Municipal

-PUB-spot_img

A Associação da Hotelaria de Portugal reuniu-se, no passado dia 13 de novembro, com o assessor do Presidente da Câmara Municipal do Porto para a Mobilidade e o Gabinete da Vereadora do Turismo para discutir as restrições à circulação de autocarros na Zona Histórica da cidade e explorar soluções possíveis. A reunião contou com a presença de representantes de várias unidades hoteleiras da cidade e teve como objetivo abordar questões essenciais para melhorar a mobilidade, atratividade e sustentabilidade do centro histórico do Porto.

Durante o encontro, a AHP sugeriu a alteração dos horários de restrição da circulação de autocarros, com a Câmara Municipal do Porto a informar que está prevista a eliminação das restrições das 08h00 às 10h00 nos dias úteis e aos fins de semana. Além disso, a AHP solicitou que o horário da restrição no período da tarde fosse reduzido para entre as 18h00 e as 20h00. Outro ponto discutido foi a simplificação dos processos burocráticos. A AHP destacou a necessidade de reduzir a antecedência exigida pela Câmara Municipal do Porto para a autorização de permanência dos autocarros, que atualmente é de 20 dias úteis. Para facilitar esse processo, a AHP sugeriu a criação de uma aplicação digital.

A AHP também pediu o aumento do tempo máximo de permanência dos autocarros de 6 para 12 minutos, visando proporcionar maior conforto aos grupos de turistas e melhorar o acolhimento nas unidades hoteleiras. Além disso, foi discutido que a responsabilidade pela autorização dos autocarros deveria ser atribuída às empresas de transporte ou operadores turísticos, em vez dos hoteleiros, que geralmente não negociam diretamente com os grupos. Outro tema abordado foi a clarificação dos pontos de recolha disponíveis para grupos e passageiros individuais.

A AHP também valorizou a medida da Câmara Municipal do Porto de disponibilizar informações em várias línguas, como inglês, francês e espanhol, uma ação que tem sido bem recebida pelas unidades hoteleiras. Bernardo Trindade, presidente da AHP, afirmou que “o diálogo com a Câmara Municipal do Porto é essencial para assegurar que as operações das unidades hoteleiras no centro histórico decorrem de forma eficiente e alinhada com as expectativas dos visitantes e operadores. A reunião decorreu de forma muito positiva, foi claro o interesse mútuo em colaborar em prol de objetivos comuns e do futuro da cidade. Acreditamos que as soluções discutidas terão um impacto significativo na valorização da imagem da cidade do Porto, reforçando o compromisso entre as necessidades dos residentes e dos visitantes.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img