Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

AHP e ENA lideram projeto “Turismo + Sustentável” para impulsionar eficiência energética nos hotéis

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) estão a liderar o projeto “Turismo + Sustentável”, que visa promover a eficiência energética no setor hoteleiro em Portugal, bem como responder aos desafios de sustentabilidade e competitividade que o setor atualmente enfrenta.

O projeto, financiado no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e incluído no Plano Turismo + Sustentável do Turismo de Portugal, consiste no desenvolvimento de uma Plataforma de Monitorização e Gestão Energética e Ambiental – a Plataforma T+S.

De acordo com o comunicado, a plataforma recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia, gás e água, bem como dados relativos à produção hoteleira na perspetiva de negócio. Além disso, permite analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel e ainda compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes.

A reunião de arranque do projeto decorreu na passada sexta-feira, 26 de janeiro, com cinco hotéis piloto associados da AHP – Grande Hotel do Porto, Lisbon Marriott Hotel, Pestana, Salgados Palace e Terceira Mar Hotel. “Estes estabelecimentos foram escolhidos pelas suas características e perfis de consumo e operação distintos, onde vão ser implementadas e testadas ferramentas tecnológicas e práticas destinadas a melhorar o seu desempenho energético”, afirmam os responsáveis em comunicado.

“Este projeto reforça o nosso compromisso coletivo para com os objetivos de desenvolvimento sustentável, através da promoção da eficiência energética na hotelaria. Depois deste grupo-piloto, o nosso objetivo é alargar este projeto a todos os nossos associados, visto estar em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Programa HOSPES e que, entre outros fins, pretende capacitar a indústria hoteleira com ferramentas que lhe permitam, objetiva e mensuravelmente, ser cada vez mais sustentável”, refere Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

“O nosso objetivo é criar ferramentas tecnológicas que permitam analisar, avaliar e reportar o desempenho energético de cada hotel, contabilizar e gerir os recursos e as emissões de gases com efeito estufa, quer em termos individuais e comparativos, quer em termos de informação mais agregada do setor da hospitalidade”, afirma, por sua vez, Orlando Paraíba, diretor técnico da ENA.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img