A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) convida os seus associados e empresários a participar na Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa, que terá lugar no dia 28 de junho, no Fórum Romeu Correia, em Almada. Este evento, de inscrição gratuita, mas obrigatória, terá como tema principal os impactos do Pacote Mais Habitação no Alojamento Local (AL).
O evento reunirá representantes de entidades oficiais, especialistas, empresários e profissionais da área do alojamento turístico, com o objetivo de refletir conjuntamente sobre os desafios que os empresários poderão enfrentar devido às alterações propostas na legislação, atualmente em discussão na Assembleia da República.
A abertura da Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa vai contar com a intervenção do presidente da AHRESP, Carlos Moura, e contará com oradores de renome, como Jorge Rebelo de Almeida, CEO do Grupo Vila Galé, Tiago Quaresma, CEO do Grupo Valor do Tempo, e Mário Alves, Fundador da MUBi. Estão também previstas as presenças do presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Vítor Costa, da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e da ministra da Habitação, Marina Sola Gonçalves.
Ao longo do dia, serão realizados três painéis de discussão. O primeiro painel será dedicado ao Alojamento Local, onde serão discutidas as alterações e evolução da legislação, assim como o impacto do Pacote Mais Habitação. Será também debatido o papel do Alojamento Local como um impulsionador do desenvolvimento e da regeneração urbana nas cidades. Além disso, serão abordados os desafios futuros que as empresas de Alojamento Local podem enfrentar.
No segundo painel, o foco estará nos incentivos à habitação como forma de promover o trabalho no setor do turismo. Serão analisadas as políticas de apoio aos colaboradores das empresas turísticas, destacando-se a importância da disponibilização de alojamento, juntamente com outros incentivos.
O terceiro painel abordará a mobilidade dos trabalhadores do setor do turismo. Serão discutidas as dificuldades e incompatibilidades que esses profissionais enfrentam no exercício das suas atividades diárias. Temas como a conciliação dos horários de transporte público para as deslocações, as limitações nos horários das creches para permitir que possam deixar os filhos e a falta de inclusão serão explorados nesse contexto.
A AHRESP, sem desconsiderar “a problemática da escassez de habitação”, indica que já apresentou propostas alternativas na Assembleia da República em relação às medidas relativas ao Alojamento Local previstas no Pacote Mais Habitação. A associação considera que essas medidas representam “um retrocesso em matéria legislativa, que levará ao aumento da oferta paralela, não resolvem o problema da falta de habitação acessível, e irão essencialmente prejudicar quem opera na legalidade e cumpre todos os requisitos para o exercício da atividade de AL”.
Com base nessa premissa, a AHRESP convida todos os seus associados e empresários a inscreverem-se para participarem nesta jornada, que terá lugar no Fórum Romeu Correia, em Almada, no próximo dia 28 de junho.