A Air Canada dará início à sua nova rota entre Porto e Montreal a partir de 5 de junho de 2025. Este será o primeiro voo da companhia para o Porto, ligando a cidade portuguesa ao seu hub em Montreal.
A nova rota, que complementa os voos já operados a partir de Lisboa, tem como objetivo facilitar o acesso ao Canadá, além de atrair turistas e viajantes de negócios para Portugal e a Península Ibérica. O Porto, situado na extremidade da Europa, ocupa uma localização estratégica para oferecer conexões transatlânticas, beneficiando também viajantes do norte da Espanha, como a Galícia, que atualmente não têm voos diretos para a América do Norte.
Os voos serão operados três vezes por semana, nas terças, quintas e domingos, com partida do Porto à tarde e chegada a Montreal em pouco mais de sete horas. No sentido oposto, os voos partirão de Montreal nas segundas, quartas e sábados à noite, chegando ao Porto na manhã seguinte.
Este novo serviço estará disponível até 30 de setembro de 2025, sendo operado pela frota de A330-300 da companhia, com opções nas classes Premium Economy e Economy, oferecendo uma travessia confortável para os passageiros.
Jose Antonio Blazquez Ballarin, country manager sales da Air Canada para Espanha e Portugal, afirmou: “Na Air Canada, já estamos na contagem regressiva para a decolagem, preparando-nos para inaugurar nossa mais recente rota entre Portugal e o Canadá.” Ele também acrescentou: “Enquanto companhia aérea principal entre a Europa e o Canadá, a nossa missão tem sido oferecer aos clientes as ligações mais convenientes através do Atlântico, abrindo oportunidades para o turismo e os negócios. Esta nova rota demonstra o nosso compromisso com o mercado.”
“A pouco mais de dois meses do lançamento, estamos entusiasmados em receber a bordo não apenas clientes baseados no Porto, mas também aqueles da Galiza e da ampla Península Ibérica, apoiando as nossas operações existentes em Barcelona, Lisboa e Madrid”, complementa.
Élise Racicot, embaixadora do Canadá em Portugal, declarou: “Estamos muito satisfeitos em testemunhar a expansão das operações da Air Canada em Portugal, especialmente com a introdução da nova rota para o Porto. Essa nova conexão aérea, sem dúvida, fortalecerá ainda mais a amizade entre nossos dois países, aproximando comunidades e fomentando laços interpessoais e comerciais essenciais para nossa relação bilateral.”
Karen Strougo, Chief Commercial Officer da ANA|VINCI Airports, declarou: “Damos as boas-vindas à Air Canada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto. Esta nova ligação representa um sinal claro da crescente atratividade da nossa região, que assim vê reforçada a conectividade entre o Porto e a América do Norte. O regresso de uma companhia aérea da dimensão da Air Canada é também um reconhecimento do trabalho das equipas e da estratégia de desenvolvimento de rotas da ANA | VINCI Airports, reforçando a importância e o crescimento do aeroporto, criando oportunidades para passageiros e para o desenvolvimento económico da região norte.”
Neste verão, a Air Canada operará até 42 voos semanais da Península Ibérica para o Canadá, incluindo rotas de Barcelona, Lisboa e Madrid para Montreal e Toronto, além da nova rota Porto-Montreal. Os clientes também poderão usufruir de conexões rápidas para diversas cidades canadenses e destinos nos EUA, Caribe, América do Sul e México através da extensa rede global da Air Canada. Além disso, passageiros em conexão para os EUA através dos hubs da Air Canada podem beneficiar do pré-despacho de imigração e alfândega dos EUA, permitindo que cheguem ao país como passageiros domésticos.