A Air Canada anunciou que todos os seus funcionários devem estar totalmente vacinados contra a covid-19 e reportar o seu estado de vacinação até 30 de outubro de 2021. Além disso, a companhia aérea tornou a vacinação completa uma condição de contratação de qualquer colaborador que tenha presença física na empresa.
A companhia aérea foi das primeiras a exigir a verificação da temperatura antes do embarque dos clientes, políticas obrigatórias de uso de máscara a bordo e o uso de testes. A decisão de exigir que todos os funcionários da Air Canada, Air Canada Rouge e Air Canada Vacations sejam totalmente vacinados e relatem seu status de vacinação “é mais uma iniciativa para garantir a segurança e o bem-estar de todos os funcionários e clientes”, afirma a companhia.
De acordo com esta nova política de vacinação obrigatória, o teste não será oferecido como alternativa. Embora a Air Canada cumpra a obrigação de aceitar que funcionários, por motivos válidos, como condições médicas, não possam ser vacinados, a não vacinação completa até 30 de outubro de 2021 para todos aqueles que podem ser vacinados terá consequências que podem ir desde uma licença sem vencimento ou rescisão. A política da Air Canada também está em linha com um anúncio recente do Governo do Canadá que exige que os funcionários dos setores de transporte aéreo, ferroviário e marítimo regulamentados pelo governo federal sejam vacinados até o final de outubro de 2021.