Terça-feira, Outubro 15, 2024
Terça-feira, Outubro 15, 2024

SIGA-NOS:

Air France-KLM e TotalEnergies assinam acordo para compra de SAF

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

A Air France-KLM anuncia a assinatura de um acordo com a TotalEnergies para o fornecimento de combustível de aviação sustentável (SAF) às companhias do grupo. O contrato prevê até 1,5 milhões de toneladas num período de 10 anos, ou seja, até 2035.

O acordo é um dos maiores contratos de compra de SAF assinados pela Air France-KLMaté à data, de acordo com o grupo, que destaca que, em 2022 e 2023, foi o principal utilizador mundial de combustível mais sustentável, representando 17 e 16%, respetivamente, da produção global.

“Este contrato surge na sequência de um memorando de entendimento assinado em 2022 e que, na altura, dizia respeito ao fornecimento de 800 mil toneladas de SAF pela TotalEnergies. Ao reavaliarem agora em alta este acordo, os dois grupos reafirmam a sua ambição de limitar o impacto climático do transporte aéreo o mais rapidamente possível, para reduzir as emissões de CO2”, explica a Air France-KLM em comunicado.

A Air France-KLM tem como objetivo, até 2030, reduzir 30% nas suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2019, através da renovação da sua frota, da implementação de medidas operacionais como a eco-pilotagem e da incorporação de pelo menos 10% mais de SAF nos seus aparelhos.

Com o SAF, é possível reduzir pelo menos 75% e até 90% das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do combustível, em comparação com o combustível fóssil.

O SAF que será fornecido à Air France-KLM será feito a partir de resíduos e desperdícios da economia circular, tratados em biorrefinarias e por coprocessamento nas refinarias francesas e europeias da TotalEnergies. Este combustível será utilizado nos voos das companhias a partir de França, Países Baixos e outros países europeus.

A Air France-KLM salienta ainda a adoção de “uma política de compras rigorosa”, comprometendo-se a adquirir “apenas biocombustíveis de segunda geração que não competem com a cadeia alimentar humana ou animal, certificado RSB ou ISCC pela sua sustentabilidade”.

“A garantia dos volumes de SAF necessários para a nossa descarbonização é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é mais um passo neste sentido, e uma demonstração do nosso apoio de longa data ao desenvolvimento de uma fileira de produção de SAF em França e na Europa. Dispor de uma fileira sólida, capaz de satisfazer as necessidades da indústria, é uma questão de soberania e independência energética de primeiro plano para a Europa”, refere Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM.

“O SAF contribui tanto para a transição energética dos nossos clientes da aviação, como para a transição industrial das nossas refinarias. Constituem, por isso, uma verdadeira fileira ‘win-win’ para o futuro da indústria e da aviação”, comenta Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies. “Há 10 anos que somos pioneiros e investimos em biorrefinarias e unidades de produção de SAF em França e no desenvolvimento do coprocessamento nas nossas refinarias. Com base nestes sucessos industriais, pretendemos continuar esta dinâmica na Europa e em todo o mundo”.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img