A AirHelp divulgou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score, que avalia o desempenho de companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo. Em destaque está a TAP, que se encontra na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97.
O ponderador mais baixo é a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8.
Esta posição representa, de resto, uma subida de dois lugares face a 2023 quando a TAP se posicionou no 31º lugar do ranking. No entanto, a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024.
É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir.
Ranking das melhores companhias aéreas
Pela primeira vez desde 2016, a Qatar Airways não lidera este ranking, embora se mantenha no top 3. Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações.
Em segundo lugar está então a Qatar Airways. A companhia aérea desceu de uma pontuação de 8,38, que recebeu no ano passado, para 8,11, o que a levou a deixar o primeiro lugar. A transportadora americana United Airlines ocupa o terceiro lugar com uma classificação global de 8,04.
Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar).
Relativamente à qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a “pior das companhias aéreas incluídas neste tópico”. Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar).