A plataforma digital “Turismo Fora d’Horas” será lançada no próximo dia 5 de dezembro, às 14h30, num evento que terá lugar na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro.
Este projeto, segundo o comunicado, tem como objetivo trazer os territórios rurais para o mapa turístico, revelando destinos “únicos”, tradições e vivências singulares, fora dos circuitos e épocas turísticas convencionais.
A apresentação da plataforma “Turismo Fora d’Horas”, um projeto de cooperação entre a Associação Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, CRL e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, contará com a presença das autarquias e dos presidentes e representantes das principais entidades regionais de turismo e de desenvolvimento do Algarve e Alentejo.
A cerimónia culminará com uma experiência gastronómica que destacará os sabores únicos dos territórios promovidos pelo projeto, refletindo a riqueza cultural e endógena que o “Turismo Fora d’Horas” pretende partilhar.
Uma nova visão para o turismo local
O projeto “Turismo Fora d’Horas” nasce com o objetivo de promover o equilíbrio e a desconcentração do turismo, valorizando os recursos endógenos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.
Ao apostar na promoção de territórios fora da rota habitual, o projeto visa combater a sazonalidade e dinamizar a economia local, destacando os ativos únicos de cada território e oferecendo narrativas que enriquecem a experiência de cada visitante.