Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
Terça-feira, Fevereiro 20, 2024

SIGA-NOS:

Alemanha regista crescimento de 7,9% nos turistas portugueses em 2021

Após dois anos da pandemia, a Alemanha prepara-se para impulsionar as chegadas de turistas internacionais. “Viajar para a Alemanha é seguro”, defende Ulrike Bohnet , diretora do Serviço Nacional de Turismo da Alemanha (ONAT) para Espanha e Portugal, na apresentação da nova estratégia de promoção do destino para 2022, que decorreu esta quarta-feira, dia 7 de abril, em Lisboa.

O ano passado fechou com 31 milhões de dormidas de visitantes estrangeiros, um milhão a menos que em 2020 e menos 75% que as dormidas alcançadas antes da crise sanitária, em 2019.

Apesar do decréscimo nas dormidas de visitantes estrangeiros, a Alemanha registou um crescimento de 7,9% de dormidas de turistas portugueses, em 2021, que subiram para 223.719.

A responsável alemã explicou que as dormidas de portugueses na Alemanha começaram a recuperar depois da queda “muito forte” em 2020, de 59,9%, devido à pandemia, quando atingiram 207 mil, que comparam com as 517 mil em 2019.

Os meses com mais dormidas desde Portugal foram de setembro a novembro de 2021, apesar de “muitos mercados de natal não terem aberto”, segundo Bohnet.

Quanto à expectativa para este ano, de portugueses na Alemanha, ainda “é difícil prever”. O Turismo da Alemanha estima uma retoma, dos número de 2019, apenas em 2024. Este ano, esperam alcançar “60% dos números de 2019”, apesar da incerteza no setor.

Ulrike Bohnet , diretora do Serviço Nacional de Turismo da Alemanha (ONAT)

Campanha promocional

A diretora da ONAT apresentou, durante a conferência, a German.Local.Culture, a campanha global de promoção da Alemanha em 2022, que promove a diversidade das cidades alemãs, “das mais pequenas às maiores”.

A campanha, deste ano, assenta em quatro pontos: Taste, Craft, Green e Flair. O taste refere-se ao gosto e, como o nome indica, foca-se na gastronomia, nas cervejarias tradicionais e na viticultura. O segundo ponto evidencia o craft, ou artesanato, com destaque para as manufaturas e o artesanato.

O green, ou verde, distingue as cidades sustentáveis e as excursões na natureza. As regiões alemãs oferecem inúmeras possibilidades de combinar férias sustentáveis ​​com a atmosfera especial das férias na cidade, ou city breaks. A cultura local alemã mostra essa diversidade na secção verde. Desta forma, os viajantes urbanos que chegam à Alemanha encontram, além de história cultural e de uma atmosfera pulsante, grandes parques e áreas verdes.

A natureza e o turismo sustentável serão outros eixos da promoção turística da Alemanha. Ulrike Bohnet destaca Skiekeroog, uma das ilhas da Frísia Oriental no Mar do Norte, é um bom destino para observar as estrelas devido à sua baixa poluição luminosa.

Por fim, o flair dá conta da atmosfera do país: a sua arquitetura singular, o ambiente, a cultura. No fundo, o flair centra-se no gosto pela vida urbana aliada às raízes regionais, história e eventos culturais contemporâneos.

51 lugares na Alemanha que são Património da Unesco

A Alemanha possui 51 lugares que são Patrimónios da UNESCO, alguns tão proeminentes quanto Lübeck, que este ano comemora 35 anos na lista da UNESCO. Por sua vez, Wismar & Stralsund comemoram o seu 20º aniversário.

Este ano, além disso, a cidade de Marburg comemora o seu 800º aniversário e Leipzig comemora o 175º aniversário da morte do compositor Felix Mendelssohn.

O Turismo da Alemanha também destaca a 15ª edição da Documenta Fifteen, uma exposição de arte contemporânea, com curadoria de um coletivo de artistas indonésios, que vai acontecer em Kassel, de 18 de junho a 25 de setembro de 2022.

Novos museus na Alemanha em 2022

Este ano, três novos museus vão abrir portas na Alemanha. Este mês deram-se duas aberturas: em Nuremberga, o museu Bibelmuseum abriu esta quinta-feira, dia 7 de abril, enquanto que em Frankfurt abriu um museu dedicado à música eletrónica, o MOMEM, a 6 de abril.

Se no ano passado o Fórum Humboldt foi o grande evento cultural de Berlim, em 2022 será a vez da Fotografiska, uma museu dedicada às artes fotográficas, que abre em outubro deste ano.

Paixão de Oberammergau

A cada dez anos, Oberammergau, na Baviera, é transformado num cenário teatral. 2.000 atores e figurantes da comunidade apresentam o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, numa apresentações de cinco horas. É considerada a peça de “Paixão” mais conhecida do mundo e é um dos patrimónios culturais imateriais da Alemanha. Esta peça de teatro atrai cerca de meio milhão de espectadores de todo o mundo. Cerca de 2.000 dos 5.000 habitantes da cidade participam na peça de teatro, independentemente da idade, desempenhando o papel de atores, figurantes ou ajudantes de palco.

De acordo com o calendário, as representações bíblicas deveriam ter ocorrido em 2020, mas devido à pandemia foram adiadas de 14 de maio para 2 de outubro de 2022.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img