Domingo, Novembro 16, 2025
Domingo, Novembro 16, 2025

SIGA-NOS:

Alentejo: Hóspedes estrangeiros e dormidas aumentam em 2023, ultrapassando pré-pandemia

-PUB-spot_img

O Alentejo testemunhou um crescimento na sua atividade turística ao longo do ano de 2023, marcado por aumentos significativos tanto no número de hóspedes estrangeiros como nas dormidas, ultrapassando os níveis pré-pandemia, revela o mais recente relatório do Travel BI do Turismo de Portugal.

Em 2023, o Alentejo experimentou um aumento homólogo de 20,9% no número de hóspedes estrangeiros em comparação com o ano anterior. As dormidas de estrangeiros também apresentaram um crescimento de 18,5%, representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região.

Comparativamente ao ano de 2019, considerado o melhor ano turístico até então, o número de hóspedes estrangeiros em 2023 ultrapassou em 0,9% o registo de 2019, enquanto as dormidas correspondentes aumentaram 11,3%. Além disso, os proveitos totais no Alentejo demonstram uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um crescimento de 48,6% em relação a 2019.

No que se refere ao Top 5 de dormidas de estrangeiros, todos os mercados registaram um aumento em 2023. A Espanha continua a liderar, seguida pelos EUA, Alemanha, França e Brasil.

Ao comparar o desempenho turístico do Alentejo com a atividade turística global de Portugal, o país registou um crescimento homólogo de 19,1% no número de hóspedes estrangeiros e um aumento de 11,2% em relação a 2019. As dormidas de estrangeiros aumentaram 14,9%, e os proveitos globais de Portugal cresceram 20,1% em comparação com 2023 e 40,2% quando comparados com o ano pré-pandemia.

Para Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, “estes resultados comprovam que o Alentejo está a seguir a estratégia correta que permite este crescimento turístico: aumentámos o número de hóspedes, mas o aumento nas dormidas e nos proveitos foi ainda mais significativo. O crescimento sustentável observado é resultado de um esforço conjunto entre o setor público e privado, que trabalham juntos para inovar e promover o Alentejo, proporcionando experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes”.

“Estamos comprometidos em continuar neste caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação do nosso património único”, concluiu o responsável.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img