À margem da inauguração do renovado Palácio do Governador – Lisbon Hotel & Spa, o CEO da Highgate Portugal, Alexandre Solleiro, revelou detalhes sobre o ambicioso plano de remodelação de quatro hotéis no Algarve, parte do portfólio do grupo. Solleiro confirmou que as obras dos hotéis Salgados Dunas Suites, Salgados Palace, e Palm Village começarão em novembro de 2024, com previsão de conclusão para abril ou início de maio de 2025.
“A Kimpton, que já foi anunciada, será a nova marca do São Rafael Atlântico. Quanto aos hotéis dos Salgados, estamos a desenvolver uma família de marcas para cada um deles, e vai ser uma proposta interessante para o mercado de luxo,” afirmou Alexandre Solleiro, referindo-se ao rebranding dos três hotéis localizados no complexo dos Salgados, que inclui também um campo de golfe e um Centro de Congressos.
Encerramento planeado e transição do All Inclusive para mercado ‘upscale’
Alexandre Solleiro confirmou que os quatro hotéis do Algarve encerrarão no final de outubro, em diferentes datas, à medida que os últimos clientes saírem, com os trabalhos de renovação a começarem oficialmente no início de novembro. “Uns no dia 1, outros no dia 2 ou 3 de novembro, mas o timing está 100% garantido. Os orçamentos estão fechados, os projetos estão concluídos e aprovados pelas marcas, e os contratos com os empreiteiros já estão a ser assinados. A obra está toda planeada e as encomendas de mobiliário já estão em curso”, explicou Alexandre Solleiro.
Uma das mudanças mais significativas será a saída do mercado All Inclusive, em prol de mercados mais ‘upscale’. Solleiro indicou que o grupo pretende posicionar os hotéis dos Salgados num patamar superior, com um novo conceito de Branded Residences. “O Palm Village e o Dunas Suites, como anunciados por Alexandre Solleiro, terão parte dos seus quartos transformados em Branded Residences, cada um com a marca associada ao respetivo hotel. Vamos sair do All Inclusive, o que irá alterar completamente a comercialização do complexo,” revelou Solleiro.
Perspetivas de crescimento para 2024 e expansão em Portugal
Apesar das renovações em curso, Alexandre Solleiro expressou otimismo em relação ao crescimento do grupo, tanto para o presente como para os próximos anos. “Em 2024, estamos a crescer cerca de 7% em RevPAR, mesmo com várias unidades hoteleiras parcialmente fechadas para obras. Se tivéssemos mantido todos os hotéis a funcionar a 100%, teríamos um crescimento ainda maior,” explicou Alexandre Solleiro.
Quanto a 2025, Solleiro admitiu que o encerramento temporário dos hotéis no Algarve nos primeiros quatro meses terá impacto nas receitas, mas espera uma recuperação rápida. “Estamos confiantes de que o reposicionamento destes hotéis nos trará um crescimento significativo após a reabertura,” afirmou Alexandre Solleiro. Além disso, revelou que o grupo está a analisar novas oportunidades de expansão em Portugal, com possibilidade de novos investimentos ainda este ano ou em 2025.