Um estudo da SIBS, em parceria com o Turismo de Portugal, demonstra que, nos meses de julho e agosto, quase 20% das operações bancárias com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 km do local de origem foram realizadas no distrito de Faro, “confirmando a região do Algarve como destino de verão mais procurado por portugueses”.
De acordo com a análise, que teve como base os dados das operações de compras e levantamentos na rede Multibanco em Portugal, 19% das operações foram efetuadas no Algarve, seguindo-se Lisboa (17%) e Porto (9%). Neste período, a região registou um crescimento de 3% no número de operações e 8% no valor de consumo em comparação com os meses de julho e agosto de 2023.
No que diz respeito à variação homóloga do número de transações de nacionais no Algarve, observou-se um aumento das operações com origem em Braga, Leiria, Beja e Santarém. Neste sentido, existiu “uma maior diversificação da origem dos turistas nacionais que escolhem a região como destino de férias”.
“Os dados do estudo confirmam, mais uma vez, a preferência dos portugueses pelo Algarve como destino de férias. O crescimento de 3% no número de operações e 8% no valor do consumo, aliado à diversificação da origem dos turistas nacionais, evidencia a robustez e o dinamismo do setor. Essa crescente procura demonstra que a oferta turística algarvia continua a responder às expectativas dos nossos maiores clientes, os turistas nacionais”, afirma André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.