Em maio de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 3,9 pontos percentuais na taxa de ocupação dos quartos em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com dados provisórios da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). A taxa de ocupação dos quartos foi de 74,5%, um aumento significativo em relação aos 70,6% verificados em maio do ano anterior.
Os mercados que apresentaram os maiores crescimentos homólogos foram o holandês e o irlandês, ambos com um aumento de 1,5 pontos percentuais, seguidos pelo mercado alemão, que cresceu 0,8 pontos percentuais. No entanto, nem todos os mercados tiveram desempenho positivo. As maiores quedas em relação a maio de 2023 foram registradas pelo mercado francês, com uma diminuição de 1,3 pontos percentuais, e pelo belga, que caiu 0,4 pontos percentuais.
A estadia média dos hóspedes no Algarve foi de 4,4 noites, um aumento de 0,2 noites em comparação com o mesmo período do ano passado. Os turistas holandeses foram os que tiveram as estadias mais prolongadas, com uma média de 6,9 noites, seguidos pelos alemães, com 5,8 noites, e pelos irlandeses, com uma média de 5,4 noites.