Em agosto de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma taxa de ocupação quarto de 89,3%, representando uma subida de 1,0% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com os dados provisórios da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Os mercados internacionais foram os principais motores deste crescimento, com destaque para o mercado alemão, que registou um aumento de 1,2 pontos percentuais. O mercado norte-americano também cresceu 0,5pp, enquanto o neerlandês subiu 0,4pp. Em contrapartida, o mercado nacional registou uma descida acentuada de 3,6pp, seguido do mercado francês, que caiu 0,5pp.
A estadia média foi de 4,8 noites, uma ligeira redução de 0,2 noites em comparação com agosto de 2023. As estadias mais prolongadas foram observadas nos turistas neerlandeses, com uma média de 7,0 noites, e nos irlandeses, com 6,0 noites.
Estes resultados mostram uma recuperação gradual do setor turístico no Algarve, impulsionada por mercados estrangeiros, enquanto o mercado nacional regista um desempenho mais fraco.