Terça-feira, Outubro 15, 2024
Terça-feira, Outubro 15, 2024

SIGA-NOS:

Estes são os aeroportos mais bem conectados do mundo em 2024, segundo o Megahubs

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

O OAG Megahubs 2024 revelou os aeroportos mais conectados internacionalmente, destacando o impacto crescente da Ásia-Pacífico no cenário global. Este ranking, que completa este ano o seu 10º ano, classifica os aeroportos com base na conectividade de voos internacionais e no número de destinos atendidos, oferecendo uma visão abrangente sobre a evolução da conectividade aérea global.

O Aeroporto de Londres Heathrow (LHR) continua a ser o aeroporto mais conectado internacionalmente do mundo, ocupando a primeira posição no ranking global. O LHR também é o quarto maior aeroporto em termos de capacidade programada de ida até agosto de 2024. A British Airways mantém sua posição como a transportadora dominante no LHR, operando 50% dos voos.

Ascensão de Kuala Lumpur

O Aeroporto de Kuala Lumpur (KUL), na Malásia, avançou para o segundo lugar globalmente, destacando-se como o aeroporto mais conectado na Ásia-Pacífico. Embora não tenha o maior volume de conexões em comparação com outros hubs, a elevada proporção de destinos atendidos impulsionou a sua posição, subindo do 12º lugar em 2019 e do 4º lugar em 2023. A Air Asia, a principal transportadora de baixo custo da Ásia, opera 35% dos voos no KUL.

Istambul e Frankfurt oferecem mais destinos

O Aeroporto de Istambul (IST) oferece a maior variedade de destinos entre os Megahubs, embora a sua posição no ranking global seja a 8ª, devido à menor quantidade de conexões potenciais em comparação com outros hubs. Frankfurt (FRA) é o único outro aeroporto a oferecer mais de 300 destinos na sua rede, juntando-se a Istambul nesse exclusivo clube.

Mudança de conectividade para a Ásia

A distribuição dos 20 maiores megacentros globais reflete uma ligeira mudança em direção à Ásia, com oito aeroportos na região da Ásia-Pacífico, incluindo KUL, HND (Tóquio Haneda), ICN (Seul Incheon), BKK (Bangkok), SIN (Singapura), MNL (Manila), NRT (Tóquio Narita) e PVG (Xangai Pudong). Na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), há seis aeroportos destacados, e na América do Norte, cinco.

O crescimento da conectividade na Ásia é notável, com destaque para o aumento de aeroportos no Sudeste Asiático e no Nordeste Asiático. O Aeroporto de Narita (NRT), no Japão, fez um regresso impressionante ao Top 50, subindo para a 15ª posição com um número relativamente pequeno de conexões em 117 destinos.

Principais aeroportos europeus e americanos

Os principais aeroportos europeus, como Amsterdão (AMS), Frankfurt (FRA) e Paris (CDG), permanecem no Top 10, embora tenham enfrentado reduções nos serviços para a Ásia devido a restrições de voo relacionadas à Rússia e Ucrânia. Na América do Norte, o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) em Nova Iorque lidera os aeroportos dos EUA na 6ª posição global, seguido por Chicago O’Hare (ORD) e Atlanta (ATL), que subiram no ranking este ano, com Chicago na 9ª posição e Atlanta na 11ª.

Eis a lista dos 25 Aeroportos mais conectados do mundo:

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img