Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

SIGA-NOS:

ANAV apresenta resultados do Barómetro de Viagens de Natal e Ano Novo 2024

-PUB-spot_img

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens apresentou os resultados da segunda edição do Barómetro de Viagens de Natal e Ano Novo 2024, um estudo que analisou as tendências e preferências dos clientes das agências de viagens durante a época festiva. O questionário, composto por oito perguntas sobre as viagens de Natal e Fim de Ano, foi respondido por 59 agências de viagens e revelou informações importantes sobre destinos preferidos, gastos médios, motivações dos viajantes e a crescente tendência de viagens em família, incluindo com crianças, e com destino aos Mercados de Natal.

Os resultados mostraram que Portugal foi o destino mais procurado, com especial destaque para as Ilhas, seguidas pelas Caraíbas e Cabo Verde, refletindo a preferência por climas quentes e destinos familiares. Quanto ao gasto médio por viagem, o valor variou entre 1.000€ e 1.500€, mantendo-se em níveis semelhantes aos de 2023. A duração média das viagens foi de 3 a 5 dias, confirmando a tendência de viagens curtas durante a temporada natalícia.

Em relação às motivações para a escolha dos destinos, o clima foi o fator mais relevante, mencionado por 71% dos entrevistados, seguido pelos custos dos pacotes (50%) e pela presença de Mercados de Natal (40%). Além disso, os fatores que mais motivam a escolha de pacotes de Natal e Fim de Ano foram a confiança nas agências de viagens e a relação qualidade/preço das ofertas.

O perfil dos clientes revelou que a maioria dos viajantes se encontra na faixa etária entre 35 e 50 anos, com uma predominância de famílias (com pais e avós) e casais com filhos.

De acordo com Luís Henriques, Vice-Presidente da ANAV, “Os resultados mostram que os portugueses continuam a valorizar experiências de viagem únicas durante a época festiva, com um aumento da procura por destinos que combinem calor e conforto ou neve e Mercados de Natal.”

O Barómetro de Viagens ANAV é um estudo realizado pelo Observatório ANAV, com o objetivo de analisar as tendências e motivações dos clientes, fornecendo às agências de viagens informações atualizadas que ajudam a melhorar o desenvolvimento do setor e a sua capacidade negocial.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img